Salve colegas velejadores!
Publiquei esta mensagem no ótimo forum do grupo Altomar em 28 de novembro de 2005 e a republico agora, neste blog, com a esperança de que em algum lugar do futuro ela gere frutos. Ou será que o Brasil será eternamente o "País do Paradoxo Aquático"?
Velejadoras e velejadores brasileiros!
Preciso dizer-lhes do meu entusiasmo pela excelente escola Les Glénans. Primeira e maior escola de vela européia com mais de 14 000 estagiários a cada ano, onde realizei recentemente, 29/10 a 1/11/2005, um estágio no monotipo Week-end 14 – "Merlin", antecedido de um período de 19 dias, durante os quais trabalhei como voluntário na manutenção dos barcos da base de Marseillan de Les Glénans, no sul da França.
A força motriz de Les Glénans, que não possui funcionários é o voluntariado.
A missão dessa escola exemplar, de mais de sessenta anos de existência, instituição considerada de utilidade pública e que não possui fins lucrativos, aberta a todos sem distinção de origens culturais, status econômico, sexo ou idade, é ensinar a velejar e a viver em harmonia com o meio ambiente, desenvolvendo a solidariedade, a responsabilidade e a autonomia entre seus monitores e estagiários.
O método de ensino empregado em Les Glénans pareceu-me bastante eficaz e antes de tudo agradável e poderia ser resumido assim:
"uma curta aula teórica seguida de uma boa velejada".
Recomendo a todos, velejadoras e velejadores brasileiros, iniciantes ou não, a leitura da extraordinário livro "LE COURS DES GLÉNANS", 6a edição de 2002, considerada a "bíblia da vela" pelos navegadores franceses. Acho difícil conceber um livro mais completo e bem escrito sobre o assunto.
Chamo a atenção de vocês para a importância do projeto de inserção social através do esporte dos Glénans, "IRMÃOS DE MAR" - "Frères de Mer" em francês, já realizado em 34 cidades francesas e que seria muito indicado para o Brasil. E para encerrar dou-lhes duas ótimas notícias:
1 – A Escola de Vela Les Glénans acolhe com simpatia propostas de parcerias originárias de outros países e já fundou pelo menos duas bases no estrangeiro.
2 – O chefe da base de Les Glénans de Marseillan, sr. Hervé Colas estará passando as férias no sul da Bahia em fevereiro de 2006, a confirmar. Ótima oportunidade para convidá-lo para realizar uma palestra na sede da
sua associação ou clube de vela.
tel.: 04 67 77 22 73
fax.: 04 67 77 39 25
Peço que divulguem ao máximo esta notícia. Suponho que com algumas "filiais" da escola Les Glénans no Brasil, teríamos em pouco tempo muitos mais Torben Grael e Robert Scheidt entre nós.
Ótimos ventos!
Fernando Costa
P. S. – Poderei enviar-lhes pelo correio alguns catálogos que trouxe da escola de vela Les Glénans. Não possuo muitos, mas os que possuo estão à disposição. Gostaria de enviá-los de preferência a associações ou clube de velas interessados.
Maiores informações
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.