Perfil do casco da "Eco-Carapeba" em vista de topo, projeto de Fabiano Perez
ENERGIA MUSCULAR
Conversando com meu amigo Fabiano Perez, um dos melhores ex-alunos de mestre CRC, descobri que ele tem um projeto no mímino curioso. Curioso e até que se descubra na net algum outro projeto semelhante, além de curioso novo e original. Baixinho no seu ouvido amiga leitora.
- O Fabiano pretende construir uma canoa LowTech e ecologicamente correta.
- Movida só à energia-"light".
- Qual delas?
- Uma das mais antigas utilizadas em navegação marítima.
- A energia muscular.
- Sim, sim, o Fabiano construirá uma canoa à remo.
- Onde está a novidade?
- No seguinte, a "Eco-Carapeba" transportará dois tripulantes. Um, à custa da força muscular braçal, moverá um par de longos remos e o outro à custa da força muscular "pernal" moverá uma catraca de bicicleta acoplada a um hélice de fibra de vidro (invenção de mestre CRC), através de um simples sistema de transmissão.
FIBRA DE VIDRO
- A primeira qualidade que vejo na "Eco-Carapeba"*, é que quando os tripulantes se cansarem um de remar e o outro de pedalar, basta trocarem de lugar. O que estava remando passa a pedalar e o que estava pedalando passa remar.
A segunda é que ela navegará com boa velocidade em espaços abertos ou estreitos.
A segunda é que ela navegará com boa velocidade em espaços abertos ou estreitos.
- Em que material será construída a "Carapeba"?
- Não queria falar sobre isso, mas já que perguntaram, fibra de vidro.
- Não sabe o que é fibra de vidro?
- A expressão fibra de vidro pode tanto referir-se à própria fibra como ao material compósito polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), que é popularmente conhecido pelo mesmo nome.
É um material composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro, que não são rígidos, altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliéster transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é... continua em link-do-texto.
- O Fabiano adora fibra de vidro e eu compensado naval. Já disse pra ele que a fibra de vidro é altamente poluente, além de nociva à saúde de quem a manipula, mas ele não se emocionou. Fazer o quê? O projeto é dele e não meu. Ele construirá a "Carapeba" em fibra de vidro e eu o "Alegria 2" em compensado naval de 10 mm, com a ajuda dele próprio, do Evandro e do Wahington, a confirmar. Fizemos uma primeira reunião ontem. Se conseguirmos chegar a um acordo, a construção começa na segunda.
Boa sorte Fabiano, bons ventos amigos e mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho de arte-finalização que você fez no bulbo de proa do "Alegria 1".
*Carapeba pra quem não conhece é um peixe típico de águas tropicais e sub-tropicais. Alimenta-se de algas e pequenos invertebrados. Pode ser encontrado também em água salobra.- vide meu post )
*Carapeba pra quem não conhece é um peixe típico de águas tropicais e sub-tropicais. Alimenta-se de algas e pequenos invertebrados. Pode ser encontrado também em água salobra.- vide meu post )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.