Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 14 de agosto de 2010

Praia Linda



Era uma vez um pobre pescador, que habitava uma cabaninha humilde, em companhia da sua mulher, à beira da bela e imensa lagoa de Araruama, num lugar chamado Praia Linda.
- Quando isso?
- Nos anos 50 do século XX.
As águas da lagoa de Araruama eram então transparentes e de uma coloração verde-esmeralda.
Numerosas espécies de peixes e camarões dos grandes nadavam em imensos cardumes por toda parte.
As praias eram cobertas por uma areia branquíssima, cujos grãos cintilavam sob a luz do sol forte do trópico de Capricórnio.


O pescador como de costume brandiu a sua vara de pesca, feita de bambu, arremessando o anzol, mais a isca, mais o chumbinho dentro d’água.
Minuto seguinte uma carapeba mordeu a isca e o pescador puxou-a todo contente pra fora d’água. Quando ia colocá-la dentro do samburá a carapeba disse:
- Por favor amigo pescador, devolva-me pra água antes que eu morra, porque não sou uma simples carapeba, mas uma fada-madrinha feita carapeba.

- Perdão senhora fada-madrinha, disse o pescador e retirou com todo cuidado o anzol da boca da carapeba e a lançou de volta às águas límpidas e esverdeadas da bela e imensa lagoa de Araruama.
A carapeba-encantada desapareceu rapidamente deixando atrás de si um longo rastro de sangue.
- Chegando em casa o pescador contou a incrível estória à sua mulher, que lhe disse.
- Marido você é mesmo ingênuo. Toda pessoa que salva a vida de outra tem o direito de pedir-lhe alguma coisa em troca. Volta lá e peça à carapeba-fada que nos dê uma casinha melhor. Não suporto mais viver nessa cabana suja e infecta.
- No dia seguinte, o pescador que habitava em Praia Linda, dirigiu-se à beira da bela e imensa lagoa de Araruama e gritou assim:
- Carapeeeeeeeeeeebaaaaaaaaa! Carapeeeeeeeba-fada! Carapeeeeeeeba-encantada! Cresça e apareça pra eu te ver!
- Chamou amigo pescador?
Indagou a carapeba pondo a cabeça pra fora d’água que de verde-esmeralda havia se tornado amarelo-ovo. O vento que era ameno tornou-se forte e no céu os cúmulos-de-bom-tempo haviam sido substituídos por uma fieira de estratos tristes e cinzentos.
- Minha mulher, dona carapeba-fada, me mandou pedir-lhe uma casinha melhor pra nós, porque ela não suporta mais viver numa cabana suja e infecta.
- Pode voltar pra junto da sua mulher amigo pescador, que o desejo dela já foi satisfeito.
De fato, voltando para o lugar onde ficava a cabana suja e infecta, em Praia Linda, o pescador encontrou uma casinha simpática, pintada de novo nas cores azul e branco, com sala, dois quartos, quintal e varanda. Dentro estava sua mulher toda sorridente e vestida com um vestido novo de cetim lilás. Os móveis, apesar de simples, eram de madeira de lei e dentro da cristaleira havia um belo aparelho de jantar de porcelana portuguesa.
- E agora mulher está satisfeita com nossa nova casinha azul e branca?
- Sim marido, mas não por muito tempo...
Uma semana depois a mulher do pescador disse-lhe:
- Marido esta casinha, apesar de confortável e bem mobiliada não me agrada mais. Quero uma maior, com dois andares, terraço, piscina, jardim e muitos eletrodomésticos. Procura a tal carapeba-fada e peça-lhe isto. Quem teve sua vida salva da morte, nada pode negar ao seu salvador.

O pescador ouviu e obedeceu. Chegando à beira da lagoa gritou:
- Carapeeeeeeeeeeebaaaaaaaaa! Carapeeeeeeeba-encantada! Cresça e apareça pra eu te ver!
- Chamou amigo pescador?
Indagou a carapeba pondo a cabeça pra fora d’água que de amarelo-ovo tinha se tornado marron-burro-quando-foge. O vento assoviava irado, torcendo o pescoço dos coqueiros e o céu havia sido tomado por um bando de estratos-cúmulos-com-cara-de-mau.
- Minha mulher, dona carapeba-fada, me mandou pedir-lhe uma casa maior e mais confortável, porque a casinha azul e branca que você nos deu não a agrada mais.
- Pode voltar pra junto da sua mulher, amigo pescador, que o desejo dela já foi satisfeito.
De fato, voltando para o lugar onde ficava a humilde, mas confortável casinha o pescador encontrou uma casa imensa, com duas salas, cinco quartos, 2 quartos de empregada, varanda, jardim, terraço e piscina. Móveis luxuosos, cortinas de veludo, tapetes persas mais carro do ano na garagem. Dentro da casa, com o celular colado na orelha, estava sua mulher vestida com um lindo vestido de viscose violeta.
- E agora mulher, está satisfeita com nossa nova e luxuosa casa?
- Sim marido, mas não por muito tempo...

Uma semana mais tarde, a mulher do pescador ordenou que ele pedisse uma mansão à carapeba-fada-madrinha. O pescador meio a contra-gosto, após ter criticado a ambição da mulher voltou à beira da imensa lagoa de Araruama, em Praia Linda e chamou:
- Carapeeeeeeeeeeebaaaaaaaaa! Carapeeeeeeeba-encantada! Cresça e apareça pra eu te ver!
- Chamou amigo pescador?
Indagou a carapeba-fada pondo a cabeça pra fora d’água, que de marron-burro-quando-foge havia se tornado negra-como-noite-sem-lua e fedorenta como privada-de-botequim. O vento uivando arrancava as amendoeiras da terra com raiz e tudo e no céu uma muralha de cumulos-nimbo avançava despejando chuva-da-grossa e relâmpagos-apocalípticos.
- Lamento importuná-la, dona carapeba-fada, mas minha mulher quer uma mansão.
- Pode voltar pra junto da sua mulher, amigo pescador, que o desejo dela já foi satisfeito.
De fato o pescador encontrou a mulher vestida com um belo vestido de crepe de seda bege, mais um precioso colar de pérolas pendurado no pescoço, no interior duma rica e luxuosa mansão, servida por numerosos empregados, jardineiros, cozinheiros, garçons, mordomos, personal trainings e motoristas.
- E agora mulher, está satisfeita com nossa nova mansão?
- Sim marido, mas não por muito tempo...
Uma semana depois a ambiciosa mulher do pescador mandou que ele voltasse à beira da lagoa de Araruama e pedisse à carapeba-fada, um condomínio fechado com trinta mansões dentro, só pra eles.
- Mulher pelo amor de deus, não. Isso é demais! A carapeba vai zangar-se conosco. Tudo demais faz mal, já dizia minha avó Balbina. E ambição em demasia é véspera de ruína.
A mulher do pescador deu-lhe um violento pontapé no traseiro e vociferou.
- Deixa de ser idiota marido e faça o que mando.

O pescador, tremendo de raiva, por ter sido tão humilhado, voltou à beira da Praia Linda, que de praia linda agora só tinha o nome e chamou pela carapeba-fada como de costume.
- Carapeeeeeeeeeeebaaaaaaaaa! Carapeeeeeeeba-encantada! Cresça e apareça pra eu te ver!
- Chamou amigo pescador?
 Indagou a carapeba pondo a cabeça pra fora d’água, que nem era mais água, mas lama pura, uma lama grudenta, fétida e infestada com o perverso vibrião da dengue, mais os mortíferos vírus das piores doenças infecto-contagiosas do mundo.
- Lamento importuná-la mais uma vez dona carapeba-fada-madrinha, mas minha mulher quer um condomínio fechado com trinta mansões dentro, só pra nós.
- Pode voltar pra junto da sua mulher, amigo pescador, que você irá encontrá-la dentro da cabana infecta e suja do início da estória, vestida com seu antigo vestido de brim vagabundo.

fim

Passamos a semana de 10 a 17 de março, amigos, eu e minha querida “Estrela d’Alva”, velejando dentro da, antes maravilhosamente bela lagoa de Araruama e pensando nesta triste estorinha, traduzida muito livremente por mim, da versão francesa do conto “O pescador e sua mulher” dos irmãos Grimm.
 
Newsletter n° 06/2008  - Cabo Frio, 20 de março de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...