Os navegantes franceses, amigos, chamam "Le Cours de Glénans", um tijolaço de 1302 páginas, que eu tive o prazer de ler de ponta a ponta, de "Bíblia da Vela." Decidi copiar alguns extratos desse precioso compêndio sobre navegação e traduzí-los livremente pra vocês. Espero que lhes seja útil.
ORGANIZAÇÃO A BORDO DE UM VELEIRO
“A falta de espaço a bordo de um veleiro de cruzeiro torna toda e qualquer desordem insuportável: “um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar". Na verdade um objeto só pode sair do seu lugar para ser utilizado, devendo "voltar pra casa" imediatamente após o uso e isto é válido para todos os objetos sem excessão.”
Meu comentário: A “Estrela d’Alva” é tão pequenina, amigos, que um único objeto fora do lugar pode causar um naufrágio. Mas pensando bem isso pode acontecer com o maior dos veleiros. Um único objeto fora do lugar pode causar um naufrágio. Preciso repetir isso dez vezes pra nunca, jamais esquecer: Um único objeto fora do lugar pode causar um naufrágio. Um único objeto fora do lugar pode causar um naufrágio. Um único objeto fora do lugar pode causar um naufrágio.
TEXTO ORIGINAL EM FRANCES
“L’exiguïté d’un voilier de croisière rend tout désordre insupportable: une place pour chaque chose e chaque chose à sa place. Chaque objet ne quitte as place que pour être mis en service et la regagne aussitôt après. Cela est vrai pour tout ce que se trouve à bord.”
E aí? Gostou da dica, amigo velejador? Esta aqui pode simplesmente salvar sua vida na MAR. Não se esqueça de acender uma vela pela salvação da minha alma e outra pela salvação da alma da "Estrela d'Alva", viu? Porque essas rugas de espanto na testa? Achou estranho meu pedido? Você só pode ser iniciante. Nunca ouviu falar que veleiros são pessoas e tem alma?
Bons ventos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.