Voltarei ao paraíso de Arraial do Cabo, amigos, com a intenção de circunavegar, pela primeira vez este ano, a ilha de Cabo Frio, a maior, mais alta e talvez mais bonita da linda Costa do Sol. Pretendo ficar velejando entre a e a praia do Forno, até que Éolo e Netuno se distraiam e nos ofereçam uma chance de dar a volta na ilha.
Dar a volta na ilha com vento e mar calmos não tem segredo nenhum, exceto na reentrada do Boqueirão. É ali, amigos, que o bicho pega. A propósito leiam o que diz a respeito o Luiz do importante grupo Altomar:
"A maré era baixíssima, e quem optou por entrar pelo BOQUEIRÃO do CABO encalhou. Não sei dos barcos que tiveram esse problema, mas sei que foi mais de um.
Só para comentar que passamos por lá na direção oposta semana passada, junto com o Grego, que é um dos velejadores que melhor conhece aquelas águas. Navegamos ali com o mesmo cuidado e preocupação que tomaríamos em águas desconhecidas.
Isso porque o Grego disse - e vale a pena repetir - que o fundo naquela área muda muito e atualmente está completamente diferente das cartas. A coisa mudou tanto que ele nem sabia ao certo onde era melhor para passar. O canal preferido, aquele meio curvo que encosta na ilha, estreitou-se tanto que praticamente desapareceu. Esse ponto eu constatei pessoalmente - e é bem provável que os barcos encalharam pensando que o canal era o da carta."
Em resumo, saibam que mesmo as cartas mais recentes, teoricamente atualizadas, continuam mostrando a batimetria de décadas atrás. Tomem cuidado.
Abraço,
Luiz"
link para o grupo ALTOMAR
O principal problema que enfrento, a bordo da "Estrela d'Alva", que cala apenas 7,3 cm , não é o perigo de encalhe, mas de virar sob o efeito das ondas grandes que se formam na entrada do Boqueirão, e por sobre os baixios, na maré baixa, em frente a ponta do Veado. Mas irei, se for, com todo cuidado, que a instável ( sem o bulbo ) "Estrela d'Alva", depois que vira é difícil, muito difícil de desvirar. Sem a ajuda de terceiros é impossível.
Partida: 28/7/2008 Regresso: 4/8/2008 destino: Arraial do Cabo
Extrato da newsletter n° 15 de 29 de julho de 2008 – projeto Estrela d’Alva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.