Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 12 de setembro de 2010

Já ouviu falar de Jéromine Pasteur? - velejadora solitária


Já ouviu falar da bela e simpática Jéromine Pasteur, amigo velejador?
- Não? Nem eu. De viva voz nunca ouvi ninguém falar de Jéromine Pasteur aqui no Brasil, nem na França, quando por lá passei... Descobri Jéromine Pasteur por acaso, navegando na net. Quanto tempo faz isso? Nem me lembro mais... Deixa eu pesquisar.
link da primeira imagem
Achei! Graças ao bendito robô do Yahoo encontrei um e-mail intitulado "O que é do homem o bicho não come" de 14 de janeiro de 2006, em que cito Jéromine Pasteur, para encorajar minha amiga B.F., que estava atravessando um pedaço de MAR revolta naquele momento.
Minha amiga B. F. leu imediatamente o texto do link que lhe enviei e fez o seguinte comentário: "Essa mulher é demais. Tudo que ela diz me toca profundamente. Obrigada pelo presente."
Procurei o link do tal texto, no site de origem e ele não existe mais... Pena. Em contra partida encontrei todas as newsletter da Jéromine Pasteur que passei a assinar desde aquela época. Assisti dois vídeos, vi várias fotos e li textos escritos por ela e sobre ela.
Fiz uma síntese de todos esses documentos pra vocês em tres tópicos. Aposto que à semelhança da minha amiga B. F. vocês também irão se apaixonar pela corajosa, bela e romântica Jéromine Pasteur, que além de velejadora solitária é escritora "de mão cheia", no dizer da minha avó Balbina.

*** Jéromine Pasteur navega há mais de 20 anos pelos "sete mares do planeta", mas retorna sempre pra visitar sua segunda família, a comunidade peruana dos índios asháninkas, à magem da floresta amazônica, que deve, em parte a ela, sua sobrevivência.
link da segunda imagem
***Jéromine Pasteur fundou este ano o INDIBIO, Instituto pela biodiversidade, que leva seu nome e defende as seguintes causas, cada uma mais nobre que a outra :
- ser porta-voz dos problemas que digam respeito ao meio ambiente, tanto dos países do hemisfério norte quanto do sul.
- travar uma luta sem fim para defender o planeta Terra das agressões que recebe o tempo todo dos humanos.
- Inventar novas maneiras de explorar as riquezas do planeta Terra, sem esquecer de preservá-las, para que gerações futuras possam sobreviver.

***Jéromine Pasteur escreveu, entre outros os seguintes livros:
1 - "Et sur les rives de ma vie…", autobiografia de Jéromine Pasteur, Ed. Arthaud (2006) e J’ai lu (2008)
2 - "Comptoir des Océans", Jéromine Pasteur e Gilles Rigaud, Editions Arthaud, 2009
3 - "Ouragan", Ed. Fixot, 1996
4 - "Ashaninkas", Ed. Fixot, 1993
5 - L’enfant qui rêvait le monde, Ed. R.Laffont, 2003

Vontade, sabem de quê? Embarcar num veleiro agora mesmo e sair à procura de Jéromine Pasteur só pra dizer a ela o quanto eu a admiro.
link da terceira imagem
Bons ventos a todos os velejadores solitários do mundo, a começar por Jéromine Pasteur, Mike Horn, Laura Dekker e Michel Desjoyaux.

http://jerominepasteur.indibio.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...