Salve amigas e amigos!
Acabo de ler o cap 2 – Estoques Pesqueiros, do importantíssimo documento “À deriva – um panorama do MAR brasileiro” elaborado pelo Green Peace. É... a situação está mais crítica do que eu imaginava. Pena. Lembram do tempo em que os humanos ainda caçavam bois, galinhas e porcos pra comer. Pois então, a pesca brasileira está nesse estágio primitivo. Os pescadores brasileiros caçam, caçam, caçam os peixes até sua aniquilação total, sem jamais investir uma gota de suor ou uma parcela de tempo no seu cultivo e preservação. Lamentável. Estão "cavando sua própria cova".
E aqui vão 5 extratos do texto acima citado, selecionados por mim e ilustrado com fotos da Getty Images.
"Aquela visão romântica de que o mar é infinito, fonte inesgotável de recursos, que povoa o imaginário da população, só é adequada para a arte e a poesia.
link da imagem
"De toda a área dos oceanos, apenas 10% – regiões próximas aos continentes e áreas de ressurgência – são produtivos, do ponto de vista da atividade pesqueira. Os 90% restantes são quase desérticos."
link da imagem
"A quantidade excessiva de barcos e aparelhos de captura e o esenvolvimento tecnológico acentuado constituem as principais faces da pressão que a humanidade está exercendo sobre os oceanos."
link da imagem
"Historicamente, a exploração comercial dos recursos marinhos, no Brasil, tem sido feita de maneira desordenada."
“Os principais estoques ameaçados, no Brasil, são aqueles que sustentavam as grandes pescarias nacionais, como a sardinha-verda-deira, lagostas, bagre piramutaba, peixes demersais diversos e camarão-rosa da costa Sul-Sudeste, entre outros.”
Curiosa pra ler o documento original, amiga leitora? Fácil! Só clicar aqui!
Bons ventos a todos. Espero que consigamos reverter os processos auto-destrutivos que ameaçam nossa sobreviência sobre a Terra. Sinceramente? Acho isso pouco provável. Acredito que o futuro será mesmo o caos. E vocês? Alguém aí ainda tem esperança?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.