Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Atenção - Não percam o raro espetáculo do eclipse da lua de sangue de hoje !




 
 Olá amigas e amigos deste oceânico blog dedicado à divina MAR, ao inteligente BARCO À VELA e ao sagrado MEIO AMBIENTE.

- Não percam o eclipse lunar de hoje, pois ele será o mais longo do século 21.

- Leiam tudo a respeito abaixo, ou no site oficial do
Observatório Nacional.


http://www.on.br/index.php/pt-br/

Fernando Costa

....................

Eclipse Total da Lua do dia 27 será o mais longo do século XXI

    Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 15h43
    Última atualização em Sexta, 27 de Julho de 2018, 12h56

E Marte em máxima brilhância estará próximo da Lua no céu

A partir do início da noite do próximo dia 27 os brasileiros poderão ver o eclipse total da Lua. Para toda a parte leste do Brasil a Lua já vai nascer durante a fase total do eclipse e para a parte oeste do Brasil, o eclipse será visto somente como parcial.

O início da fase total do eclipse será às 16h30min e o final será às 18h13min, em hora legal de Brasília. Então, para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13min a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19min. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

Para ver o eclipse total da Lua é preciso olhar para o horizonte a leste (local onde o Sol nasce) e de forma que o horizonte possa ser visto, pois a Lua já vai nascer durante o eclipse total para toda a parte leste do Brasil. Não haverá visitação pública no Campus ON/MAST porque não temos visibilidade do horizonte em nosso Campus.

Mas por que esse será o eclipse com maior duração do século? A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento explica: “é tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra e o eclipse total terá duração de 1h e 43minutos. Esse tempo pode ser inversamente bem pequeno como, por exemplo, o eclipse que aconteceu em abril de 2015, cuja fase total teve duração de 5 minutos”.

Josina fala sobre a visibilidade dos planetas no céu de julho, principalmente Marte que está em máxima brilhância e estará próximo da Lua no dia do eclipse: “vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste. Marte que está em máxima brilhância e estará visível a leste logo no início da noite, um pouco mais alto que a Lua”. Ela ressalta também o próximo eclipse total da Lua: “Na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim”.



Confira abaixo a entrevista com Josina Nascimento:

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.



O que é o eclipse da Lua?

É quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.



O que é Lua de Sangue?

É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.



Quais são as fases do eclipse total da Lua?

Quando ocorre um eclipse total da Lua, significa que a Lua inteira vai penetrar e “caminhar” na sombra mais escura da Terra (umbra). Então, antes e depois da eclipse total, ocorre um eclipse parcial e um eclipse penumbral. 

Os horários de todas as fases desse eclipse do dia 27, em hora legal de Brasília, são os seguintes:


Fase do eclipse     Hora Legal de Brasília
Início do Eclipse Penumbral     14h 15min
Início do Eclipse Parcial     15h 24min
Início do Eclipse Total     16h 30min
Fim do Eclipse Total     18h 13min
Fim do Eclipse Parcial     19h 19min
Fim do Eclipse Penumbral     20h 29min

Como será a visibilidade do eclipse total da Lua de 27 de julho no Brasil?

Diferente do eclipse total do Sol, cuja faixa de visibilidade na Terra é bem estreita, o eclipse total da Lua é visível para quem está vendo a Lua durante o eclipse, ou seja, nos locais onde a Lua está acima do horizonte. No Brasil, o eclipse total será visto por toda a região sul, sudeste e nordeste. O centro oeste e parte da região norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da região norte verá somente o eclipse penumbral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...