Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 24 de outubro de 2015

Movimento internacional pelo clima - 30 importantes matérias sobre o meio ambiente 24





INSTITUTO SÓCIO AMBIENTAL


 Movimento internacional pelo clima planeja ações para pressionar governos pelo Acordo de Paris

quarta-feira, 07 de Outubro de 2015

A 50 dias da Conferência do Clima (COP-21), que se realizará em Paris, em dezembro, a sociedade civil se reúne para pressionar os negociadores do acordo de Paris a assumir compromissos vinculantes. É o momento de impulsionar um movimento climático de longo prazo e de escala planetária

Cerca de 500 ativistas climáticos de diversos setores – ONGs, movimentos sociais, sindicatos, grupos religiosos, associações de jovens, grupos indígenas, camponeses e feministas – se encontraram entre 2 e 4 de outubro, na Universidade de Créteil, em Paris, para organizar as próximas mobilizações pela
justiça climática, com vistas ao acordo que será firmado durante a COP-21.

Representantes da sociedade civil de todo o mundo, em Créteil, exibem faixa com a frase "Se não fizermos nada, ninguém fará em nosso lugar"
Além de uma agenda de ações pelo clima – entre as quais se destaca especialmente a marcha mundial pelo clima que se realizará em 28 e 29 de novembro –, o resultado desse encontro foi a reafirmação do movimento climático internacional, que aparece como ator político nas discussões do Acordo de Paris.
(Saiba mais sobre os antecedentes do movimento climático internacional).
A pressão a ser exercida sobre o processo de negociações foi um dos principais itens discutidos. “Hoje se alguém me pedir um prognóstico direi que nada está ganho para a COP, mas tudo é possível”, afirmou recentemente o presidente francês François Hollande, na Assembleia Geral da ONU. (Saiba mais).
“O evento da sociedade civil e de movimentos sociais em Paris é fundamental porque é um passo para o estabelecimento de uma grande articulação mundial contra o modelo [fóssil] hegemônico”, disse Iara Pietricovsky, da ONG brasileira Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), presente ao encontro.
Para Alix Mazounie, da Climate Action Network e da Coalizão francesa pelo clima (Coalition Climat 21) Paris será um importante ponto catalizador da ação climática”. A Coalizão francesa pelo clima (Coalition Climat 21) é a atual plataforma de coordenação do movimento climático internacional, que reúne mais de 130 organizações. Recebeu o bastão da articulação durante a COP-20, realizada em Lima, no Peru, em 2014, e o passará para o Marrocos depois da Conferência. O Marrocos sediará a COP-22. (Saiba mais)
“Sem mobilização da sociedade civil não tem pressão e sem pressão os governos são incapazes de agir além dos seus próprios... LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...