Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 1 de julho de 2014

Introdução à série "Our beautiful SUN shinning over the ocean" - NEWS do mês de julho 1




  foto de Fernando Costa


OUR BEAUTIFUL SUN SHINNING OVER THE OCEAN 

INTRODUÇÃO

- Muito bom dia, amigas e amigos leitores do oceânico serial blog MAR + VELEIROS + AMBIENTE!


- Não sei se vocês estão sabendo, com certeza que sim, vocês são todos cultos e inteligentes, mas nossa existência sobre a Terra, que deveria chamar-se ÁGUA, seria impossível sem a presença diuturna do SOL "ao nosso lado".


- Portanto se nosso planetinha Terra, que deveria chamar-se ÁGUA é nossa mãe, o SOL é nosso legítimo pai.


- Somos todos filhos do conúbio de uma gigantesca estrela masculina com um

pequenino planeta feminino.

- Concordam?


- Mas, deixemos de “conversa fiada”, como costuma dizer minha querida avó Balbina e sejamos objetivos, que o tempo de vocês é curto e o meu idem.


- Digam-me, o que vocês sabem sobre o SOL?


1 - Será que vocês sabiam que o sol é responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar? 


2 - Será que vocês sabiam que  o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta?


3 - Será que vocês sabiam que a distância entre a Terra a

e o Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros, ou 1 unidade astronômica?

4 - Será que vocês sabiam que a luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra, que deveria chamar-se Água?


5 - Será que vocês sabiam que a energia do Sol, sob a forma de luz solar é armazenada em glicose, por todos os organismos vivos, através da fotossíntese, processo do qual, direta ou indiretamente, depende a existência de todos os habitantes de nosso planeta?


6 - Será que vocês sabiam que a energia do Sol também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e o clima na Terra?


7 - Será que vocês sabiam que o Sol é composto primariamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio?


8 - Será que vocês sabiam que o Sol orbita em torno do centro da Via Láctea a uma distância de cerca de 24 a 26 mil anos-luz do centro galáctico, movendo-se geralmente na direção de Cygnus e completando uma órbita entre 225 a 250 milhões de anos (um ano galáctico)?


9 - Será que vocês sabiam que a estimativa mais recente e precisa da velocidade orbital do sol é da ordem de 251 km/s?

10 - Será que vocês sabiam que o Sol é uma estrela magneticamente ativa, possuindo um forte campo magnético, cujas condições mudam constantemente, variando de ano para ano e revertendo-se em direção aproximadamente a cada 11 anos, em torno do máximo solar?


( - Curiosos pra saber mais sobre o prodigioso, o colossal o incrível, fantástico e extraordinário sol? Cliquem aqui.)


- Bem, se vocês já sabiam de pelo menos 80 % do que acabo de afirmar, com base numa pesquisa realizada na Wikipédia, a enciclopédia livre, parabéns, vocês são doutores honoris-causa quando o assunto é sol.


- De presente pra todos vocês, que como eu, adoram nossa estrela-pai o SOL, criei esta nova série de 30 posts combinando extratos em inglês citando o SOL + 30 fotos que fiz durante as minhas três travessias consecutivas do Atlântico, do nosso astro-rei, a maioria realizadas em alta MAR.


Espero que gostem.


Fernando Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...