Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Introdução à série Ode Marítima (em francês) de Fernando Pessoa - news do mês de novembro de 2013 - 1


Oceano Atlântico - Ilha da Madeira - fevereiro de 2013 - foto de Fernando Costa


ODE MARÍTIMA EM FRANCÊS

Bom dia prezados leitores do serial-blog da Estrela!

Como já lhes disse mais de uma vez, a ODE MARÍTIMA é o meu poema favorito, do  meu poeta favorito, quando ele faz a apologia de MAR e VELA.  Não foi uma, nem duas, nem três vezes que citei a encantadora ODE MARÍTIMA de Álvaro (Fernando Pessoa) de Campos, neste oceânico blog. Foram muitas ! Quantas? Sei não. Sabia, mas perdi as
contas. Acontece que os franceses gostam dez vezes mais da divina MAR e dos veleiros, que nós brasileiros e faz tempo que eu desejava partilhar a ODE MARÍTIMA com os leitores francofones deste oceânico blog. Mas como fazê-lo, se os franceses não entendem português? Porque não entendem nosso latino idioma não sei, se o português é irmão do francês. Alguém sabe? Seja como for, graças a “Monsieur Jacarê”, que tinha a bordo do “Tout-Va-Bien” uma ótima edição bilíngue deste quilométrico, belo, violento e perigoso poema,  poderei em fim realizar minha fantasia. Partilhar... Existe verbo mais bonito que este? Partilhar. Existe prazer maior do que a gente partilhar com os amigos, o que nos parece belo, bom e agradável? Viva a internet que exponenciou o fraternal ato de partilhar.  Espero que a tradutora não zangue comigo, mas selecionei 30 extratos curtos da ODE MARÍTIMA, que serão publicadas neste blog, durante  o mês de novembro de 2013, que hoje se inicia, à razão de uma por dia, sempre às 6 h da manhã, do Rio de Janeiro. Espero que nossos amigos franceses gostem. Quem desejar ler o poema inteiro no original, em português, é só clicar neste link aqui.
Quem desejar adquirir a edição bilingue da Ode Marítima, com tradução para o francês de Dominique Touaty, publicada pela Editions de la Différence, basta clicar aqui.
Engraçado, a ODE MARÍTIMA parece-me ainda mais bonita em francês, que no original português...

Sei explicar isso não. Alguém sabe?

Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...