Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 1 de setembro de 2013

Introdução – Baudelaire + a divina MAR - duplas de sushi - NEWS de setembro de 2013 - 1


Charles Baudelaire, autor de "As Flores do Mal" - retrato de Étienne Carjat


BAUDELAIRE + A DIVINA MAR

INTRODUÇÃO

- Muito bom dia amigas e amigos leitores, deste serial-blog dedicado à divina MAR, ao inteligente BARCO À VELA e ao sagrado MEIO AMBIENTE!
Não me lembro se contei pra vocês, mas participei de três "apéros", em três dias consecutivos, a bordo de três veleiros diferentes em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos lusitanos Açores. Quando isso? Quando por lá passei há três meses atrás. Os veleiros, todos três franceses chamam-se "Zolugo", "Égoïste" et "Sylvana" (talvez eu me engane com relação ao nome deste terceiro veleiro). Após o final do primeiro "apéro", realizado a bordo do "Zolugo", sua co-proprietária, "Louis-Ferdinand Céline", deu-me uma preciosidade de presente. Qual?
"As Flores do Mal" de Charles Baudelaire. No "apéro" do dia seguinte, a bordo do "Sylvana" (talvez eu me engane com relação ao nome deste veleiro) eu diverti os gauleses com um jogo, que eu mesmo inventei, em cima desta fabulosa compilação de poemas. Qual jogo? Um jogo muito simples. Eu lia estrofes de poemas de Baudelaire e os ouvintes tentavam adivinhar seu título. Todos os poemas escolhidos citavam a divina MAR e havia três pequenos prêmios para os vencedores: um chocolate, um vidro de patê e uma compota, todos três da portuguesa marca "Pingo Doce". Pois bem, decidi partilhar com vocês ao longo deste mês de setembro trinta "duplas-de-sushi", que acabo de fazer, combinando fotografias realizadas durante minhas recentes travessias oceânicas (e eventualmente outras de autores diversos), justamente com extratos de poemas de Baudelaire, que citam a divina MAR. Querem saber o que descobri? Que Baudelaire velejou bastante em alta MAR. Coisa que eu queria que acontecesse com todos os escritores, poetas e filósofos de todos os tempos e lugares. Porque? Porque a gente pensa, escreve e filosofa melhor durante uma viagem oceânica a bordo de um barco ou navio à vela. Se a amiga leitora desejar ler todos ou alguns dos poemas, onde pincei os extratos desta série é só acessar Les Fleurs du Mal. Se o amigo leitor gostar de jogar, tente encontrar os títulos dos poemas citados, na lista abaixo, sem consultar o link acima. Prêmio pra quem acertar mais de dez? O melhor possível. Uma boa velejada a bordo da intrépida "Estrela d'Alva", em volta da ilha dos Papagaios em Cabo Frio, quando eu voltar pro Brasil. :)

SEMPER EADEM


 L’ALBATROS


LES SEPT VIEILLARDS


OBSESSION


L’INVITATION AU VOYAGE


LES PHARES


CAUSERIE


L’IRREMEDIABLE


LE BALCON


LE VOYAGE


LA MUSIQUE


LE BEAU NAVIRE


LA CHEVELURE


CHANT D’AUTOMNE


 BÉNÉDICTION


LE SERPENT QUI DANSE


L’HOMME ET LA MER


MŒSTA ET ERRABUNDA


ÉLÉVATION


UN VOYAGE À CYTHÈRE


Abraço dos grandes a todos!


Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...