Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dourar e não torrar, ouviram? - Lulas enfarinhadas - culinária MARítima 2


Lulas enfarinhadas


Salve amigas e amigos velejadores

De presente pra vocês uma das minhas receitas favoritas, quando o ingrediente principal é a deliciosa lula, um dos poucos filhos da divina MAR, que confesso que pesquei em grande quantidade aqui na paradisíaca Costa do Sol. Entenda-se como grande quantidade cinco, seis quilos no máximo, de cada vez. Uma vez por semana. Mas vi pescador voltar da MAR com "toneladas" de lulas. Consequência dramática: a lula acabou.
- Favor não substituir os ingredientes nem desobedecer as quantidades e proporções. Ah e pelo amor de Netuna não deixem as lulas fritarem excessivamente, que elas perdem todo o sabor, maciez e nutrientes. A receita diz dourar e não torrar. Ligados? Lembro-me que pedi a um certo barraqueiro aqui de Cabo Frio, pra fritar uma dúzia de lulas fresquinhas, que eu acabara de pescar e queria comer, bebendo cerveja em companhia de um amigo velejador. Adivinhem o que ele fez? Fritou as lulas com óleo re-utilizado pela quinta vez, suponho, e nos serviu lulas-maçaranduba, ou seja, duríssimas e roxas, quase pretas. Olhei pras lulas e olhei pra ele. Se olhar de ódio matasse ele teria caído fulminado e mais duro que as lulas na areia, pra nunca mais levantar. Ei, não dispensem o molho II, que ele é fundamental e delicioso!

Lulas enfarinhadas

Ingredientes:
molho I
150 g de maionese
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de alcaparras
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de salsinha picada
molho II
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de vinagre
1 xícara de catchup
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de chá de gengibre ralado
molho de pimenta vermelha (opcional)
600 g de lulas limpas
100 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de pimenta do reino
óleo para fritura

Modo de Preparo:

Prepare o molho I misturando bem todos os ingredientes. Para o molho II coloque o mel e o vinagre em uma panela pequena e, assim que levantar fervura, acrescente o gengibre, shoyu e catchup. Ferva por 2 minutos. Retire do fogo e acrescente molho de pimenta vermelha à gosto. Deixe esfriar. Corte as lulas em anéis de 1 cm e seque-as bem. Coloque em um saco plástico a farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. Feche a boca do saco e agite bem. Coloque as lulas no saco plástico com a farinha temperada, feche novamente o saco e agite bem. Coloque tudo em uma peneira e balance para retirar o excesso de farinha. Frite as lulas aos poucos em bastante óleo até estarem douradas. Sirva com os molhos e gomos de limão.

link da receita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...