- Falemos de outro aspecto positivo de nossa travessia.
- Falemos do aprendizado.
- E o que foi que eu aprendi de mais
importante, navegando entre João Pessoa da Paraíba e São Luís do Maranhão entre 20 e 30 de março de 2016 a bordo do veleiro francês "Carlitos"?
- Aprendi que partir pra uma longa travessia oceânica, sem um bom piloto-automático + um excelente leme-de-vento, ambos em ótimo estado de conservação e funcionamento, equivale a abrir uma enorme escotilha pro insucesso invadir nosso barco.
- Em função disso, já que não gosto de depender de nada que funcione a motor, decidi tornar-me Doutor-Honoris-Causa* em leme-de-vento.
- Vou ter de começar do zero, porque apesar de já ter navegado a bordo de 1, 2, 3.... 13 veleiros, jamais vi um leme-de-vento funcionando a contento.
- Na verdade nenhum desses 13 veleiros-de-cruzeiro possuía leme-de-vento.
- E vocês, colegas navegantes, o que vocês teriam a me ensinar sobre o assunto?
- Falemos do aprendizado.
- E o que foi que eu aprendi de mais
importante, navegando entre João Pessoa da Paraíba e São Luís do Maranhão entre 20 e 30 de março de 2016 a bordo do veleiro francês "Carlitos"?
- Aprendi que partir pra uma longa travessia oceânica, sem um bom piloto-automático + um excelente leme-de-vento, ambos em ótimo estado de conservação e funcionamento, equivale a abrir uma enorme escotilha pro insucesso invadir nosso barco.
- Em função disso, já que não gosto de depender de nada que funcione a motor, decidi tornar-me Doutor-Honoris-Causa* em leme-de-vento.
- Vou ter de começar do zero, porque apesar de já ter navegado a bordo de 1, 2, 3.... 13 veleiros, jamais vi um leme-de-vento funcionando a contento.
- Na verdade nenhum desses 13 veleiros-de-cruzeiro possuía leme-de-vento.
- E vocês, colegas navegantes, o que vocês teriam a me ensinar sobre o assunto?
Fernando Costa
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