Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Velas-em-asa-de-pombo - travessia Gibraltar-ilha da Madeira, a bordo do veleiro "Le-Plaisir-du-Soleil" - expedição abortada - 10



Estreito de Gibraltar - quinta-feira - 15/8/2013 – 15 h 51 – Foto de Fernando Costa


Após termos instalado o pau-de-spi (foi fácil não, viu?), pra estabilizar nossa genoa, "Próspero" sentou-se na proa, pra saborear a paisagem. Enquanto isso, "Le-Plaisir-du-Soleil" avançava ligeiro, ao sabor de um vento de vinte nós em média, com as
"velas-em-tesoura", no dizer dos gauleses. Expressão bem menos romântica que a nossa "velas-em-asa-de-pombo", não? 

Fernando Costa

PRIMEIRO DIA DA TRAVESSIA GIBRALTAR-ILHA DA MADEIRA, A BORDO DO VELEIRO "LE-PLAISIR-DU-SOLEIL" - EXPEDIÇÃO ABORTADA

Leia uma introdução à esta série de posts aqui.

4 comentários:

  1. Nós? Nós, quem Paulo?

    Borboleta num barco à vela, isto me lembra a caravela-borboleta de a "Caravela-Borboleta de VLADIMIR KUSH". Veja!

    http://estreladalvacabofrio.blogspot.com/2011/04/vladimir-kush-um-minuto-de-fantasia.html

    Bons ventos!

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal, chamamos mareação em borboleta. http://pt.wikipedia.org/wiki/Popa_(mareação)

    ResponderExcluir
  3. Agora entendi. Interessante, "mareação-em-borboleta" é ainda mais poético que "mareação-em-asa-de-pombo". Seja como for, velejar com vento em popa, é bem mais perigoso que orçar. Eu que o diga. Mudando de assunto, acho que cometi um erro, em vez de vir pra Gibraltar deveria ter ido pra Lisboa. Com certeza já estaria, a esta hora, velejando rumo ao longínquo Brasil. Que o meu amigo "Próspero", dono do "Le-Plaisir-de-Soleil", a bordo do qual estou morando confortavelmente, não leia isto que acabo de escrever. :)

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...