Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Que delícia estes lusitanos Açores! - NEWS NEWS NEWS - 4






- Hoje, amigos, é feriado aqui nos Açores? 
- Porque? 
- Porque 10 de junho é o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. 
- Se estivéssemos no "Café Sport" do famoso Peter, como eu estive hoje mesmo, mais cedo, em companhia de um certo brasileiro, poderíamos beber a isto, como não estamos, que tal
comemorarmos esta importante data relendo uma, só uma, das minhas estrofes favoritas de "Os Lusíadas", o poema-mor da portuguesa língua?
- Sim, sim, é claro que essa estrofe pertence ao canto IX.
- Sim, esse mesmo, o mais erótico de todo o poema.
- O que fala da ilha dos Amores, que bem poderia ser Faial, não?
- Ah, não, têm razão, melhor Flores, que rima com amores.
- E eu vou partir dos Açores sem conhecer Flores, que dizem, é a mais bonita das ilhas açorianas.
- Mas vejam só que maravilha esses simples versos!

"Cortando vão as naus a larga via
Da MAR ingente para a pátria amada,
Desejando prover-se de água fria,
Para a grande viagem prolongada,
Quando juntas, com súbita alegria,
Houveram vista da ilha namorada,
Rompendo pelo céu a mãe formosa
De Menónio, suave e deleitosa."

Luís de Camões

Viva Portugal!
Viva Camões!
Viva Faial e Flores!
Que delícia estes lusitanos Açores!
Ahhhh... vontade de ficar, mas tenho de ir embora...


Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...