Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Océans de Jacques Perrin et Jacques Cluzaud - 30 bons filmes sobre a MAR, o barco à vela ou o meio ambiente - 1




Criei esta nova série de posts, amigas e amigos leitores, para oferecer-lhes uma seleção de bons filmes que falam de MAR, barco à vela ou meio ambiente. Metade deles, os quinze primeiros da lista, foram escolhidos por mim. São alguns dos meus favoritos e quase todos documentários. Os quinze que se seguem refletem a escolha dos internautas que frequentam o site http://www.flickchart.com/ e são, na sua maioria filmes de ficção holywoodianos. E então, gostaram mais da primeira ou da segunda parte desta série? Sejam sinceros. Digam a verdade, que mentir é feio. :). 

----------------

"Océans", o primeiro da lista, foi-me recomendado pela nossa colaboradora Barbara Fournier, assim que estreou nos cinemas europeus em
27 de janeiro 2010, antes mesmo da inauguração deste blog, mas eu só consegui vê-lo mês passado, bem no meio do Oceano Atlântico, graças à gentileza do meu amigo "Melenauta", que o tinha em seus arquivos.
"Océans" de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud é um apoteótico documentário, ao mesmo tempo científico, ecológico, filosófico e artístico sobre a divina MAR e seus fabulosos habitantes. Se quiserem ler ou reler meus antigos posts sobre este antológico filme, basta digitarem "Océans" ou "Oceanos" na janelinha de pesquisa, no alto da coluna da direita. Eis aqui um exemplo. Ah, e por favor visitem o igualmente artístico site da regata http://oceans-lefilm.com/ .
Dos mais belos que já vi, na cada vez mais oceânica internet.
Divirtam-se, que foi só pra isso que nascemos.
Mas não se esqueçam que dez vezes mais divertido que assistir o melhor filme do mundo é navegar em solitário a bordo de um bom barco à vela.
Concordam?
- Quem cala consente.

Fernando Costa, o canoeiro da "Costa do Sol" que de 31 de março de 2012 a 31 de março de 2013 morou a bordo de 7 barcos à vela diferentes. Quais? Tomem nota pra não esquecer. :) 

 1 "Cisne Branco" (brasileiro) (Mais uma vez obrigado, amigo Paulão!), 2 "Ratuna Matata" (brasileiro), 3 "Oraclip"  (argentino) (Muchas gracias "Terrible Viejo del Marangatú"!), 4 "Doliceyou" (francês) (Merci beaucoup Agnes, Claude Colas e André Poupin!), 5 "Ocean Sun" (canadense), 6 "Escorpion" (francês) e 7 "Smastis" (alemão) (Vielen danken Ingo!)

O amigo leitor já percebeu que um veleiro é uma ótima casa e que a melhor casa é um péssimo veleiro? Já? Eu sim, muito mais tarde do que gostaria... Culpa de quem? Desta interesseira e feia prostituta toda maquiada, que é a "Sociedade de Consumo". Ela nos seduz, engana, cega e escraviza de todas as forma possíveis. :(

Veja "Océans" completo com legendas em português aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...