NOVIDADES
1 – Armel Le Cléac’h reconquista a liderança da Vendée Globe, deixando seu colega de classe François Gabart na esteira.
2 – Tanguy de Lamotte enfrenta ventos fortes e ondas colossais, mas apesar disso mantém seu bom humor de sempre e nos envia mais um vídeo-show-de-vela. "Smoke in the water! Teinnn Teinnn! Teinnn! Teinnrennnmm! Muito bom! Confiram na janelinha da parte superior da coluna da direita. É... decididamente Tanguy é o melhor videomaker desta sétima edição da Vendée Globe até o presente. Tão bom que chegou a intimidar seus concorrentes diretos nesta última semana. Cadê o Arnaud? Cadê o Jean?
3 – Mike Golding continua "shibarizado", coitado, entre as garras de um gigantesco anticlone e vai precisar de muita, mas muita paciência pra se libertar e voltar a voar. Paciência, amigos e não arrojo, ao contrário do que muitos pensam, que é a grande qualidade do bom marujo. Ligados? Que nada! Todo mundo velejando de
sunga preta e regata branca, após ter bebido umas boas cervejas aí no Brasil?
sunga preta e regata branca, após ter bebido umas boas cervejas aí no Brasil?
Boa tarde amigas e amigos leitores
Quero chamar a atenção de vocês para um detalhe muito interessante, que não sei se já perceberam, mas os três open 60 que se mantêm na liderança da regata há mais de vinte dias, foram criados pelo mesmo escritório de arquitetura e desenhados pelos mesmo arquiteto. Deem uma olhada na ficha técnica dos veleiros de François Gabart, Armel Le Cléac’h e Jean-Pierre Dick e depois a gente continua a conversa.
MACIF
MACIF is one of the most recent monohulls in the IMOCA fleet. Fast, reliable and solid, she built her reputation right after being launched in 2011: 4th in the Transat Jacques Vabre, 1st in the B to B Transat and 2nd in the 2012 Europa Warm’Up. In less than a year, MACIF has already covered over 21,100 miles, confirming all her potential.
Designer: VPLP / Verdier
Construction: CDTechnologies/MerAgitée
Launched: August 16th 2011
Length: 18.28 m
Beam: 5.70 m
Draught: 4.50 m
Displacement: 7 700 kg
Mast height: 29 m
Centreboards: 2
Keel blade: Mechanically welded
Sail area upwind: 340 sq metres
Sail area downwind: 570 sq metres
MACIF
MACIF is one of the most recent monohulls in the IMOCA fleet. Fast, reliable and solid, she built her reputation right after being launched in 2011: 4th in the Transat Jacques Vabre, 1st in the B to B Transat and 2nd in the 2012 Europa Warm’Up. In less than a year, MACIF has already covered over 21,100 miles, confirming all her potential.
Designer: VPLP / Verdier
Construction: CDTechnologies/MerAgitée
Launched: August 16th 2011
Length: 18.28 m
Beam: 5.70 m
Draught: 4.50 m
Displacement: 7 700 kg
Mast height: 29 m
Centreboards: 2
Keel blade: Mechanically welded
Sail area upwind: 340 sq metres
Sail area downwind: 570 sq metres
BANQUE POPULAIRE
The fifth creation of the VPLP/Verdier yacht design firm, the monohull raced in the 2010 Route du Rhum, the latest Barcelona World Race and will be one of most recent boats at the start of the Vendée globe. Since 2011, Armel has learned to control his high-performance mount and claimed victory at the 2012 GP Guyader as well as several podium finishes: 3rd place in the 2012 Europa Warm’Up, 3rd place in the Transat Jacques Vabre and 2nd place in the 2011 Transat B to B.
Former names: Foncia
Designer: VPLP-Verdier
Construction: CDK, JMV, Green Marine
Launch date: septembre 2010
Length: 18.28 m
Beam: 5.90 m
Draught: 4.50 m
Displacement (weight): 7.8 tons
Centreboards: 2
Mast height: 27 m
Keel Blade: Stainless steel
Sail area upwind: 300 sq metres
Sail area downwind: 660 sq metres
VIRBAC-PAPREC 3
Virbac-Paprec 3, an innovative IMOCA 60’, has had two successful years: two victories in the Transat Jacques Vabre and the Barcelona World Race on the same year as well as a 2nd place in the 2011 Rolex Fastnet.
Designer: Guillaume Verdier et VPLP
Construction: Cookson Boats (New Zealand)
Launch date: May 2010
Length: 18.28 m
Beam: 5.70 m
Draught: 4.50 m
Displacement (weight): around 7.8 tons
Centreboards: 2
Mast height: 29 m
Keel blade: Steel
Sail area upwind: 300 sq meters
Sail area downwind: 590 m sq meters
Retomando a nossa conversa. Pergunta pros amigos leitores. Qual o dado que mais os impressiona na ficha técnica destes três bólidos alados? Se vocês me devolverem a pergunta eu direi que é a área vélica. Inacreditável, mas esses super-marujos-solitários da Vendée Globe são capazes de governar um veleiro com mais, muito mais de 500 metros quadrados de vela em cima. Inconcebível. E depois meus amigos de Cabo Frio ainda me dizem que a "Estrela d'Alva" arvora vela em excesso. Ha ha ha ha ha ha... Minha pequenina Estrela com suas três belas velas (tri-radiais, brancas, brilhantes, full-batten, desenhadas por mestre Arnaldo Andrade da Cognac Velas) desfraldadas é um mosquitinho ao lado desses albatrozes radicais. Mas voltando à arquitetura. Imagine se você, amigo leitor, tivesse, na qualidade de arquiteto naval projetado, não um, mas três desses meta-veleiros da Vendée Globe, que arvoram mais de 500 metros quadrados de vela em pleno Oceano Astral. Imagine com que sentimento de auto importância, pra não dizer orgulho, você, autor desses três super veleiros, que lideram atualmente a regata, não perguntaria ao seu espelho. - Espelho, espelho meu, existe algum arquiteto naval melhor que eu? Parece utopia, mas existe um arquiteto real, de carne e osso como nós, que tornou real esta rara possibilidade. Querem saber de quem estamos falando, amigos leitores? Quentin Lucet, diretor de projetos da VPLP. Curiosamente durante a Vacation Radio do último domingo, no Salão Náutico de Paris, ele pareceu-me bastante humilde. Em português pop do Brasil, Quentin Lucet está com tudo e não está prosa. LoL!
CURIOSIDADE 3 - Há quatro anos atrás...
Escrevi o seguinte no meu excêntrico diário da Vendée Globe:
"Não sei se vocês estão ligados, amigos, mas a jovem, bela e cascuda velejadora Maud Fontenay, pela qual o atual presidente da França nutre uma evidente paixão ou pra não pecar por excesso, uma admiração sincera, completou no início do ano passado uma volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência, navegando sempre no sentido contrário ao dos ventos e correntes dominantes (de leste para oeste) a bordo do veleiro "L'ORÉAL PARIS".
Vejam bem, ao final de sua árdua circunavegação, após 151 dias de mar e graças a uma mastreação de fortuna, pois que o mastro do seu bólido alado quebrou-se a dez dias da chegada, a charmosa Maud Fontenay fez a seguinte declaração:
- Estou muito feliz em concluir esta incrível aventura, que no futuro não será mais possível.
- Corta!
A maioria dos velejadores mais experientes que participam da atual Vendée Globe tem declarado com freqüência, nas "vacation radio", que nunca sofreram tanto pra atravessar o oceano Índico, por conta da brutal força dos ventos e exagerado tamanho, rapidez e confusão das ondas.
- Corta!
Sem ter aplicado nenhum tratamento estatístico à questão, suspeito que velejei muito menos dias este ano do que nos anteriores, impedido que fui pela cada vez mais freqüente e exagerada força dos ventos, que sopraram na Região dos Lagos.
- Corta!
Em 2006 o ex-vice presidente dos EEUU, Al Gore recebeu o prêmio Nobel pelo seu livro "Uma verdade inconveniente. "
A questão é a seguinte:
- Será que é verdade que os ventos soprarão cada vez mais fortes sobre a superfície do planeta Terra, por conta do aquecimento global e outras perturbações meteorológicas engendradas pela doida raça humana, até que a navegação à vela tornar-se-á impossível?
Eis uma questão que me preocupa! Imaginem que pena lastimável. Não poder saborear nunca mais o segundo maior prazer desta vida. Felizes de vocês que começaram a velejar bem antes de mim. Terão mais boas lembranças que eu pra consolá-los quando os ventos se tornarem invelejáveis.
Sem mudar de assunto, já notaram que antes que os líderes da atual Vendée Globe chegarem ao meio da prova, a estatística de abandonos já se aproxima terrivelmente da média geral?"
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