Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Arnaud Kemp do "Bakouni" - Velejadores solitários 3



O velejador solitário francês Arnaud Kemp, a bordo do seu Brise de Mer "Bakouni", que eu tive o prazer de conhecer na ilha caribenha de Saint Martin, em 25 de março de 2013. - foto de Fernando Costa






Criei esta série de posts, amigas e amigos leitores, pra partilhar com vocês os sábios conselhos e sugestões dos maiores aventureiros deste mundo. Quais? Os velejadores solitários, é lógico. Após o sueco Caesar Stokholm, o brasileiro Benno Grapentin, tive o grande prazer de entrevistar ontem o gaulês Arnaud Kemp do "pequenino", mas cascudo "Bakouni", aqui em Saint Martin, onde arribei há dez dias, após realizar minha primeira
transat à vela. Conversamos animadamente, Arnaud, "Melonauta" e eu, num bar, da praia de Grand Case, domingo passado
Bons ventos amigo Arnaud e muito obrigado pela companhia, pela entrevista e pelo delicioso jantar que você nos preparou a bordo do seu intrépido "Bakouni".

Fernando Costa

´´´´´´´´´´´´´
Fernando - Porque você navega em solitário?
Arnaud - Por causa do silêncio e do tempo livre que só podemos gozar em plena MAR.

Fernando - Qual foi o maior perigo que você enfrentou navegando na MAR? 
Arnaud - Um pé de vento que me pegou com todas as velas em cima, no Mediterrâneo, quando eu ainda nem sabia o que significava "forra de rizo".

Fernando - Qual seu maior prazer quando navegando na MAR. O meu, se quer saber, é circunavegar uma nova ou antiga ilha.
Arnaud - Tocar meu violão admirando as estrelas.

Fernando - Qual foi sua última viagem em solitário na MAR?
Arnaud - Acabo de realizar uma transat Gibraltar-São Domingos em 39 dias.

Fernando - Você tem um grande projeto de viagem em solitário a realizar? 
Arnaud - Não.

Fernando - Quais são seus velejadores solitários favoritos?
Arnaud - Moitessier, Yves Parlier e "Ma Poule".

Fernando - Defina a MAR numa frase curta.
Arnaud - A MAR é enigmática.

Fernando - Se você fosse uma criatura marinha, qual delas você seria?
Arnaud - Um golfinho.

Fernando - Três conselhos ao velejador solitário iniciante?
Arnaud - Ler a "Carta a um jovem navegante". Fazer apenas o que você for capaz de fazer. Não seguir os conselhos dos outros.

Fernando - Existe algo mais belo, sofisticado e inteligente que um barco à vela?
Arnaud - Uma mulher.



2 comentários:

  1. Fernando.

    Fiquei curioso com a "Carta a um jovem navegante" mencionada no post. De que se trata ?

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei curioso amigo Airton. Trata-se de um livro que ainda não li, mas que meu amigo Arnaud disse que é ótimo. "Lettre à un jeune navigateur" (2003) de Pierre Mathiote. Veja a capa e leia referências e comentários aqui: http://www.stw.fr/forumSTW/quest_answers.cfm?quest_id=8419&topic_id=148&st_row=1 Bons ventos !

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...