Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Uma nova Revolução Francesa - Diário da Vendée Globe - 53º dia - 02/01/2013




Short Cuts

1 – Estamos todos revoltados contra a decisão impiedosa do juri internacional da planetária Vendée Globe, que desqualificou hoje o grande navegador suíço Bernard Stamm. Nós quem? Nós todos.Todos nós. A começar pelo humilde canoeiro aqui, passando pelos super-marujos-pseudo-solitários Jean Le Cam, Jean-Pierre Dick, Javier Sansó, Alex Thomson, Mike Golding, mais um enorme número de internautas, que fizeram veementes protestos por escrito, no site oficial da regata. Ainda bem que a Revolução Francesa já encerrou sua função há 213 anos atrás, senão mais cinco cabeças coroadas rolariam, além das 40.000 que a História registrou. 40 mil !?? Tudo isso? Sim, pasme surpreso leitor, mas entre 1792 e 1799, aproximadamente 40.000 cabeças foram decepadas à guilhotina na França, incluindo as nobres cabeças do rei Luís XVI e da bela rainha Maria Antonieta. Sabia de nada disso não, amigo leitor? Matou todas as aulas de História na escola, foi? Ah, em vez de ir à escola preferiu velejar? Fez bem, fez muito bem. Parabéns! Tem razão, tudo que se aprende na escola não vale uma boa velejada entre Cabo Frio e Búzios. Pena que não tive essa mesma ideia de fugir da maldita escola. Na verdade tive, tive sim, mas acabei me acovardando. Me acostumando. Me adaptando. E agora corro doidamente atrás do tempo perdido. Ei, acabo de dar uma boa olhada no site da regata e constatei que os gauleses estão inconsoláveis. Só pra vocês terem uma ideia da situação, tem gente promovendo além de passeata de protesto em
Paris, boicote ao site oficial da regata. Caso sério!



2 - Enquanto isso, Armel e Gabart estão em estado de graça, recém admitidos que foram no Atlântico Sul, que os recepcionou com MAR e ventos dois mais amenos, num Estreito de Lemaire surpreendentemente sereno. Providencial trégua, antes da próxima guerra que nossa dupla dinâmica terá de travar contra Netuna & Éolo um pouco mais ao norte de suas posições atuais, onde um ciclone dos mais virulentos os espera armado até os dentes.



3 - Enquanto isso, Jean-Pierre Dick que redigiu hoje, o protesto mais radical contra a decisão do jury internacional dobrará o Cabo Horn amanhã em terceiro lugar, ainda com chance de alcançar a inseparável parelha François & Armel.






E mais uma vez, amigos leitores, cederei a palavra aos super-marujos-pseudo-solitários-da-Vendée-Globe. Sim, sim, é justo que eu o faça, porque se há dois dias atrás cedi a palavra a sete deles, hoje devo liberar minha humilde tribuna virtual aos outros seis, que ainda não haviam se pronunciado, num momento, simbolicamente tão importante, quanto é o fim de um ano e o início de um outro. Lembrem-se de que a tradução é de autoria de Mister Google Tradutor, que não deixa de ser muito útil, embora tenha ainda muito que aprender, até gerar uma tradução, digna desse nome. Mas, como dizia minha sábia avó Balbina, quem não tem cão caça com gato.




"Gostaria também de dizer que a desqualificação de Bernard é lamentável. Embora compreenda as razões tidos em conta pelo júri, eu os acho muito difícil dado os enormes esforços que fez para reparar suas hidrelétricas e continuar a corrida. Mais quando lembramos o que aconteceu com ele em 2008, quando ele perdeu o barco, ele parece ter feito arranjos para a sua segurança ea do barco. Eu realmente sinto muito por ele."

Alex Thonsom



"Eu penso honestamente, ter agido da melhor forma possível numa situação de emergência e minha principal preocupação foi salvar o barco."


 Bernard Stamm

"Mariners dizem muitas vezes que estamos aqui na "Terra da Sombra ", mas em cada cinza, sempre há luzes que se destacam. E durante as noites curtas, nunca noite realmente." "
Feliz Ano Novo para todos!"


Arnaud "Cali" Boissières

"Eu estou em melhor forma do que no início. Quanto ao moral. Tenho altos e baixos, como todo mundo. Minha grande surpresa foram as temperaturas amenas, para ser sincero ainda não senti frio."


Bertrand de Broc

"Enviei um e-mail para Bernard para expressar minha solidariedade e minha amizade. É realmente uma grande desgraça que cai sobre ele. Bem, é claro que eu sei que Bernard é um bom amigo e vivemos momentos muito intensos juntos. Eu não duvido por um segundo que agiu como um marinheiro, e fez o que precisava fazer para seu barco. Eu não quero fazer outra polêmica juiz comentário ou júri. Eu só quero dizer que estou Bernard coração vai para ele."


 Dominique Wavre

"Está indo bem, estou feliz por ter chegado no Atlântico depois de passar o Cabo Horn. É simbólico, mas estou muito feliz que assumiu a liderança, que é a felicidade. A primeira vez que ele é obrigado a ser alguma coisa, espero que o próximo vai ser tão forte. Vimos bons tempos nos Mares do Sul, mas também difícil de passar. Isso é uma coisa boa quando ela pára."

 François Gabart




Deu pra entender ao menos 80%, não? Espero que sim.
Feliz ano novo, mais uma vez, amigas e amigos leitores.

Fernando Costa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...