News News News News News News News News News
1 – O caçula-debutante-líder-recordista-e-possível-campeão-da-Vendée-Globe François Gabart ultrapassou hoje a latitude da nossa bela e simpática Natal, seguido por Armel Le Cléac'h em segundo e por Jean-Pierre Dick em terceiro, que a julgar pelo "andar da carruagem", só conseguiriam recuperar todas as milhas que já perderam para o jovem velejador, se ele der o azar de ser aprisionado em alguma armadilha meteorológica ou sofrer algum incidente, que lhe impeça de avançar à toda brida como tem feito desde o início desta sétima edição do Everest dos Mares.
2 – Enquanto isso o espanhol Javier Sansó ultrapassou hoje o francês Arnaud Boissières mais o suíço Dominique Wavre, reconquistando uma vez mais a sétima posição na regata, ele que navega rumo ao norte na latitude de Buenos Aires, ele que declarou que sonha em deixar Mike Golding e Jean Le Cam na esteira, ao regressar a Les Sables d'Olonne, o que equivale dizer que tentará chegar em quinto lugar, ele que foi obrigado a abandonar a quarta edição da regata em 2000, após 42 dias de navegação, ele que me lembra meu personagem virtual favorito, Don Quixote de la Mancha.
3 – Enquanto isso, minha querida "Estrela d'Alva" mais o nosso amado "Brasil" dobraram hoje o famigerado cabo Horn, graças ao democrático "Votre Nom Autour du Monde avec EDM projets", governado com mão de mestre pelo veterano Bertrand de Broc, frequentemente citado, por ter realizado a incrível façanha de
costurar a própria língua, quando participou de uma antiga edição da Vendée Globe.
costurar a própria língua, quando participou de uma antiga edição da Vendée Globe.
Dia novo, mestre novo, com a palavra diante do anfiteatro virtual da nossa UTSVG - Universidade de Todos os Saberes da Vendée Globe. Hoje é a vez de Javier Sansó que acabamos de citar em news nº 2, nos dar sua lição de MAR e vela.
E o que será que nosso quixotesco, no melhor sentido do adjetivo, Javier "Bubi" Sansó, do belo branco & rubro ACCIONA 100% ecopowered tem a nos ensinar de mais importante, ele que é considerado a encarnação da perseverança e da aventura? Ele que é velejador solitário por excelência e que gosta de se apresentar como tal. Ele que me lembra como já disse "el ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha."Javier Sansó, que tem ares de fidalgo e ao mesmo tempo de lobo da MAR, embora tenha nascido em Maiorca e não na Mancha, nos ensina algo de importância capital, para o bem do futuro do nosso combalido planeta Terra, que deveria chamar-se ÁGUA, que eu saiba, único lugar onde a magia da vida é possível, num raio de zilhões de anos luz.
E qual é a lição de mestre Sansó?
Basta a gente ler de novo o nome do seu bólido alado pra saber.
"ACCIONA 100% ecopowerd".
Entenderam?
Sim, sim, isso mesmo o open 60 de Javier Sansó é o único dentre os 20 veleiros participantes da atual edição da Vendée Globe a ser movido única e exclusivamente por fontes de energia não poluentes.
Mas o projeto ACCIONA é mais abrangente do que parece. Leiam! O texto está em espanhol, mas espanhol é mais fácil que português. Leiam!
ACCIONA
"Pioneros en “cero emisiones en la vela transoceánica”.
Nuestro proyecto es crear un barco competitivo, seguro y, por primera vez en su clase, 100% sostenible y autosuficiente. Un barco capaz de no necesitar ningún tipo de combustible fósil a lo largo de su vida útil. Este espíritu sostenible se extiende más allá de la vida a bordo, alcanzando áreas como el recinto de trabajo, los vehículos e incluso la ropa que utilizamos. Las áreas de I+D que desarrollamos en este proyecto son el consumo energético, la producción y el almacenaje de energía. Creemos que es hora de dejar atrás la vieja creencia de ‘Un hombre contra la Naturaleza en una carrera alrededor del mundo’ y proponer ‘Una vuelta al mundo con la Naturaleza’. Para ello nos hemos servido de energías sostenibles como la solar, la eólica y la hidrodinámica, cubriendo con ellas todas las necesidades mecánicas y electrónicas de barco y skipper."
http://www.accionasailing.com/
Bons ventos e até amanhã.
Fernando Costa, contando o dia a dia da Vendée Globe pra você, diretamente de Sables d'Olonne, na costa oeste da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.