Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dois quebra-paus dos mais violentos - Diário da Vendée Globe - 48º dia - 28/12/2012









Short Cuts

1 – Boa, ótima notícia! Bernard Stamm conseguiu fixar seus hidrogeradores em posição e já zarpou a toda veloc do seu último ponto de fundeio junto à ilha sul da Nova Zelândia, rumo ao distante cabo Horn. Uiiiiiiiupiiii!!! Mas calma, muita calma galera, que ainda falta um detalhe, detalhe não, falta um capítulo importantíssimo. Falta a decisão final do jury internacional da regata, sobre o duvidoso episódio da atracação do "Cheminées Poujoulat" a contrabordo do navio de pesquisa russo, junto às
ilhas Auckland. Lembram-se ou já esqueceram? 

2 – Javier Sansó teve a infinita coragem de escalar pela segunda vez, nessa edição da Vendée Globe, o mastro de dez andares de altura do seu bólido alado 100% ecopowered e pra que ninguém duvidasse de sua ousadíssima performance gravou a proeza em vídeo. Procurem no site oficial da regata ou no dailymotion que vocês acham. Se não encontrarem voltem aqui que eu passo o link. 

3 – Jean-Pierre Dick e Alex Thomson aproximaram-se bastante de Armel Le Cléac'h e François Gabart, nas últimas horas, graças à condições meteorológicas que lhes foram favoráveis. Se continuarem a avançar no ritmo atual os quatro dobrarão praticamente juntos o famigerado cabo Horn, no primeiro dia do ano que vem.




 Se há uma coisa que adoro ler, amigas e amigos velejadores, são cometários de posts, publicados por pessoas comuns, digamos assim, que frequentam o site da Vendée Globe. Possibilidade esta que não existiu, nas edições anteriores da regata. Antes tarde que nunca. Muito divertido ler o que a galera francesa escreve ao pé dos posts a título de comentário, comentário de comentários, réplicas e congêneres. Edificante, divertido e eventualmente irritante. Leiam este comentário que selecionei pra comentarmos.

Anaconda - 26.12.12 11:18 

"Quel skipper a dit ? Au fait les gars , Il y a Sydney-Hobart qui vient de commencer, enfin une vraie course-croisière . Si on laissait tomber le V.G pendant deux jours pour suivre "Wild Oats" et les autres ? je dis ça uniquement pour ceux qui s'intéressent aux vraies courses !! Bon Noël !" 


É ser muito cacete, (não?), o cidadão querer comparar a Vendée Globe com a Sydney-Hobart. Ou se trata de idiotice ou provocação, não vejo outra opção. Eu voto na segunda. (Anaconda, não sei se vocês estão ligados é o outro nome da Sucuri, cobra sul-americana e maior serpente não venenosa do mundo, capaz de atacar, imobilizar, sufocar, estrangular e eventualmente devorar seres humanos, o que é raro.) Mas o Anaconda gaulês, a que me refiro e que publicou o insuportável comentário acima, com certeza não é idiota e só quis provocar mais uma discussão acirrada, que acabou ocorrendo. Todo forum internet é assim. Tem sempre um Anaconda pra provocar a galera, que reage contra-atacando o Anaconda da vez, que provoca ainda mais a galera, com pós-comentários ainda mais radicais e agressivos, até que rola uma guerra generalizada, que envolve a maioria dos membros do forum, obrigando o mediador a intervir pra colocar ordem na casa. Já me irritei muito com Anacondas virtuais ou reais, hoje em dia divirto-me com eles e aprendo muito com os comentários, que a gente só tem a oportunidade de ler graças a eles. Querem ver? Vou fazer um comentário aqui, que só me ocorreu graças ao chato do Anaconda. "Quem reclama da falta de competitividade na Vendée Globe, é porque ainda não entendeu o espírito, a essência e a importância dessa regata extraordinária em tudo. A Vendée Globe é uma regata de resistência e não de velocidade, embora alguns bólidos alados tenham atingido velocidades típicas de multicascos na atual edição do "Everest dos Mares". A Vendée Globe é uma regata em que os competidores precisam lutar mais contra a MAR e o VENTO, do que contra os demais participantes. A Vendée Globe é uma regata, em que vence o super marujo que é mais capaz de resolver problemas, os mais diversos, com os recursos de bordo, sendo que o mais comum dos problemas, nesta hercúlea prova é consertar danos  que os veleiros acabam sofrendo, de tanto levar po... &*%$#@ da MAR irada do Oceano Astral. Vide o caso do Bernard Stamm, que acabou de consertar a duras penas os suportes dos seus hidrogeradores. A Vendée Globe é uma regata em que a estratégia é mais importante que a tática. Em que o planejamento é mais importante que o desempenho. Em que a experiência é mais importante que a performance. Ia dizer mais, mas mais não direi por que estou cansado. É bem provável que eu volte aqui amanhã ou depois pra continuar a redigir este post inacabado. Mas provável, não quer dizer certo. Se o amigo leitor gostou do tema e deseja desenvolve-lo, fique à vontade. Espaço reservado para comentários é o que não falta neste oceânico blog. 
- Ihhh, fui dar mais uma passada no site oficial da regata e encontrei outro "quebra-pau" debaixo do post que fala da volta, por enquanto provisória, do Bernard Stamm à regata, que já possui mais de 150 comentários. É... a galera gaulesa anda com os nervos à flor da pele nesse fim de ano. Não resisti e publiquei um comentário. Leiam! Está em francês, mas francês é primo do português. Um pouquinho de paciência e vocês entenderão tudo que eu escrevi.


"Je ne sais pas si cela s'est déjà passé avec vous qui naviguez, mais à plusieurs reprises, on m'a aidé en MER contre ma volonté. Je criais désespéré, "- S'il vous plaît, arrêtez de m'aider ! Je ne veux pas de votre aide." Et les gars continuaient à m'aider contre mon gré. Une fois, mon voilier a presque coulé à cause d'une aide catastrophique. Peut-être que les Russes ont fait pareil avec Bernard. Surtout que j'imagine que Bernard Stamm ne sait pas dire ARRÊTEZ-VOUS ! ! ! en russe. LoL ! Mais comment est-ce qu'on dit "- Arrêtez-vous par la grâce de Dieu!" en russe ? " - Ostanavitié, radi boga ! " Selon notre sage collaboratrice BF.  Pas évident ! Pas évident du tout chers amis ! Bon courage Bernard ! Si les cinq "sages" du jury international sont vraiment sages, au lieu de te punir, ils te feront un grand éloge. Moi je te fais déjà le mien. Bravo mon héros ! On t'attend ici aux Sables d'Olonne avec un verre de vin chaud à la main, chez "Le Bounty". LoL !


Bons ventos e hasta mañana amigas e amigos

Fernando Costa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...