102º dia
vendée globe
o velejador solitário não tem direito ao erro
-Vocês sabiam que se o Norbert Sedlacek do "Nauticspost- Kapsch" conseguir regressar a Sables d’Olonne por mar, será o primeiro cidadão austríaco a concluir o imenso percurso da Vendée Globe?
Salve amigas e amigos velejadores!
TRILHA SONORA DA MENSAGEM:
Essa aqui é ótima pra velejar com vento forte.
http://www.youtube. com/watch? v=C0i9uWNDvDg
NOVIDADES SOBRE A VENDÉE GLOBE
>>>Ontem comentando a farra cada vez maior que os participantes da Vendée Globe tem feito quando um novo marujo ou maruja retorna a Sables d’Olonne, esqueci de contar que a inglesa Dee Cafari, que manteve a seriedade durante a regata quase toda, endoidou pouco antes de cruzar a linha de chegada e começou a dançar funk ou algo parecido, apesar do joelho machucado.
>>>> Velejando ao largo da costa do nosso Pernambuco e com problemas no seu dessalinizador, Raphaël Dinelli tem sobrevivido graças à
água da chuva que escorre em cascata da vela grande do seu ecologicamente correto Fondation Océan Vital.
>>>>> Os cinco veleiros que continuam na prova, possuem todos mais de 10 anos de idade e o primeiro deles a cruzar a linha de chegada de Sables d’Olonne deverá ser o “Akéna Veranda” de Arnaud “Cali” Boissières. Não adianta perguntar pra ele quando, que ainda não sabe. Só deus sabe, mas não conta. Dee Cafari e Brian Thomson já informaram que vão recepcioná-lo em Sables d’Olonne. Vem mais fuzarca aí!
CURIOSIDADE SOBRE A VENDÉE GLOBE
Vocês sabiam que se o Norbert Sedlacek do Nauticspost- Kapsch conseguir regressar a Sables d’Olonne por mar, será o primeiro cidadão austríaco a concluir o imenso percurso da Vendée Globe? Enquanto isso 33 franceses, 8 ingleses, 3 suíços, 2 norte-americanos, 2 italianos, 1 espanhol e 1 húngaro já o fizeram. Vocês sabiam?
ESCOLA PARA VELEJADORES SOLITÁRIOS DA VENDÉE GLOBE:
Lição nº 12 – DIREITO AO ERRO – O velejador solitário não tem direito ao erro, disse-me o sábio Jens do “Abema”, réplica quase idêntica do “Joshua” de Moitessier. Tem sim mestre Jens. Penso que o velejador solitário tem direito a alguns erros e a outros não. A divina mar nos perdoa muita coisa errada, por pena de nos ver morrer, a nós velejadores solitários, que ela mais ama que aos outros, que a cruzam em grupo. O velejador solitário só não tem direito aos erros fatais. Por exemplo: Quebrar o fêmur, a bacia ou algumas costelas em alta mar. Yann Eliès. Deixar o vento empurrar seu veleiro pra cima das pedras junto à costa. Bernard Stamm. Pecar por falta no cálculo da quantidade de alimentos a embarcar. Armel Le Cléac’h.
LIÇÕES ANTERIORES
Lição nº 11 – NAVEGAÇÃO PERIGOSA – Navegar próximo a qualquer costa é 10 vezes mais perigoso que em alta mar. Lição do grande Amyr Klink.
Lição nº 10 – RESERVA DE ENERGIA VITAL – Quando em viagem a bordo de um veleiro, todo velejador deveria manter-se o mais bem alimentado e bem dormido possível, pois que nunca se sabe quando a mar exigirá dele um grande esforço físico e mental extra. Lição da namoradinha da Vendée Globe. Samantha Davies
Lição nº 9 – O ÊXITO NA MAR É GARANTIDO EM TERRA - 80% do sucesso numa regata ou êxito numa viagem marítima qualquer se garante em terra. Lição de mestre Desjoyeaux pra nós brasileiros, especialistas em fundações/inauguraçõ es/lançamentos/ e maiores reprovados em prevenção/manutençã o/planejamento.
FANTASIA SOBRE A VENDÉE GLOBE:
Fantasia nº 4 - Queria ser um gênio todo poderoso, recém saído de uma das páginas dos mirabolantes contos das MIL E UMA NOITES, amigos, pra realizar a seguinte e assombrosa mágica. Projetar num telão os sonhos que todos os 30 participantes desta incrível, fantástica, extraordinária 6ª edição da Vendée Globe sonharam antes, durante e depois da realização desta tremenda aventura humana travestida de regata. Os sonhos seriam projetados à semelhança de um filme no cinema. A idéia não é nova, amiga leitora, e você pode encontrá-la com o nome de “O palácio dos sonhos” no livro “ O choque das raças” ou “O presidente negro” de Monteiro Lobato que acaba de ser reeditado.
Os sonhos dos homens especiais ultrapassa a realidade.
Os sonhos dos homens medíocres ficam sempre aquém do que a realidade pode.
Queria ver tudo que Loïck Peyron, Bernard Stamm, Roland Jourdain, Michel Desjoyeaux, Samantha Davies, Marc Guillemot, Steve White e todos os outros 23 malucos sonharam a respeito dessa Vendée Globe.
O sonho sempre me interessou mais que a pobre realidade dos fatos.
Os humanos excepcionais só conseguem realizar 10% dos seus sonhos... Imaginem tudo que Moitessier deve ter sonhado pra chegar a realizar uma volta e meia ao mundo a bordo do seu “Joshua”, façanha com a qual aparentemente nenhum dos participantes desta Vendée Globe sonhou. Observação feita pelo Rich Wilson ontem.
EXTRATO DE “AS MIL E UMA NOITES”
na tradução de Mamede Mustafa Jarouche. Estória: “O gênio e a jovem seqüestrada.”
“Ato contínuo o ifrit depositou a cabeça no colo da jovem e estendeu as pernas que chegaram até a mar... “
NOTÍCIAS DA ESTRELA D’ALVA
Enquanto isso eu e a “Estrela”, há 13 dias dentro das águas duvidosas do canal de Itajurú e tendo feito muitas e longas escalas pra fugir do tórrido sol, das torrenciais chuvas e redigir este tresloucado diário da Vendée Globe, ampliamos nossos horizontes, sempre a remo. Chegamos à ilha do Japonês a E e à praia de São Bento a W, onde um meta-orangotango vagabundo me furtou o chapelão de palha e outro a bicicleta. Detalhe, o chapelão era novo e estava amarrado no fundo da canoa e a bicleta era velha e estava presa com cadeado em frente ao museu Carlos Scliar. Não dou mais 2 anos e Cabo Frio será tão segura quanto o Rio de Janeiro. Sabem pra onde vou me mudar? Pra ilha de Âncora!
Bons ventos amigos e amigas velejadoras
Fernando “Estrela d’Alva” Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.