Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

(10/3/2009) - Rich Wilson, o professor de matemática dos meus sonhos... - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 120









 120º dia

vendée globe

Rich Wilson, o professor de matemática dos meus sonhos... 

Às 13 h 43 mins 19 seg de hoje, dia 10/3/2009, completou o imenso percurso de 24 800 milhas da Vendée Globe, em solitário, como seu notável compatriota e guru-mor de todos nós Joshua Slocum e tendo largado do mesmo porto de
Boston.

Salve amigas e amigos velejadores

No momento em que lhes escrevo estas mal traçadas linhas, Rich Wilson está prestes a cruzar a linha de chegada da mais moderna e ousada das regatas em nono lugar.

-  Porque? A amiga velejadora perguntou porque a Vendée Globe é a mais ousada e moderna das regatas? Por quatro razões bem claras. Tome nota, por favor, pra não esquecer.

-  A Vendée Globe é a mais ousada e moderna das regatas...

1 - Pura e simplesmente porque dos 6.109 anos que os macróbios desumanos navegam na mar, há apenas 393  anos ( 6,43% do total ) navegam passando pelos três míticos cabos Boa Esperança, Leewin e Horn.

O famigerado cabo Horn, também conhecido como "Cemitério dos Marinheiros" .

 2 - Simplesmente porque dos 6.109 anos que os “bípedes implumes” navegam na mar, há penas 111 anos ( 1.78% do total ) que navegam em solitário na mar.

3 - Pura e simplesmente porque dos 6.109 anos que os “meta-orangotangos irracionais” navegam na mar, há apenas 40 anos ( 0,65% do total ) que navegam sem escalas.

4 - Simplesmente porque dos 6.109 anos que os “pseudo-homo- sapiens” navegam na mar, há apenas 40  anos ( 0,65% do total ) que navegam sem assistência de terra.

Citadas essas quatro irrefutáveis razões que sustentam a minha afirmação de que a Vendée Globe é a mais moderna e ousada das regatas, cumpre mencionar o primeiro homem a conceber e concretizar a brilhante idéia de circunavegar o planeta Terra em solitário. Trata-se de Joshua Slocum, que partiu de Boston nos Estados Unidos em 24 de abril de 1895, para realizar a maior de todas aventuras humanas. Dar uma volta ao mundo a bordo do veleiro “Spray” em solitário, com muitas escalas, pouca assistência e sem passar pelo famigerado cabo Horn.

 Joshua Slocum, o primeiro homem a dar uma volta ao mundo

a bordo de uma barco à vela em solitário.

E foi justamente de Boston, terra de grandes marujos que partiu Rich Wilson, o quarto cidadão norte-americano a participar de uma Vendée Globe e o segundo a completá-la, ao qual rendo a humilde homenagem de citar alguns tópicos da sua expressiva biografia:

RICH WILSON

- É professor de matemática diplomado por Havard.

- Participa pela primeira vez da Vendée Globe.

- Seu veleiro é o open 60 “Great American III” construído em 1999.

- Foi o mais jovem vencedor da regata Newport-Bermudas.

-  Em 2004 terminou a “The Transat” em segundo lugar.

-  Às 13 h 43 mins 19 seg de hoje, dia 10/3/2009, completou o imenso percurso de 24 800 milhas da Vendée Globe, em solitário, como seu notável compatriota e guru-mor de todos nós Joshua Slocum. Mas o fez sem escalas, sem assistência e passando pelos três míticos cabos Boa Esperança, Leewin e Horn, proeza que o grande Bernard Moitessier foi o primeiro a realizar.

 Palmas pra ele que ele merece. Ele merece! Ele merece! Ele merece! Estão ouvido os habitantes de Sables d’Olonne festejando a façanha de Rich Wilson. Eles gritam tão alto e com tanto ardor e entusiasmo que a gente ouve até aqui, já traduzido pro brasileiro.

 Bons ventos amigos e amigas velejadoras

 Fernando “Estrela d’Alva” Costa

P. S.: Rich Wilson amigos é o professor de matemática dos meus sonhos. Em vez de ficar dentro de sala falando, falando pelos cotovelos, como fazerm todos os outros, falando e escrevendo fórmulas abstratas no odioso quadro negro, ele dá aula, pros seus felizes alunos, de bordo do seu majestoso "Great American III", circunavegando o planeta Terra. Verdade. Os problemas que ele propõe aos seus alunos são os mesmos que ele precisa resolver diariamente pra continuar navegando, pra sobreviver, pra levar seu veleiro de volta ao porto. Maravilha não? Professor bom, professor de verdade amigos, é aquele que faz e não aquele que fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...