Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 12 de agosto de 2012

(9/1/2009) - Sambista mais louco - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 60










60° dia
Vendée Globe
sambista mais louco


O tubarão-martelo-esfomeado-de-vitórias-francês Michel Desjoyaux emplaca seu 23° dia na liderança da regata. Bravo le professeur!

Boa noite amigas e amigos velejadores

Continuo triste com a injustiça sofrida pelo Vincent Riou, que participava desta regata de forma lúcida e deveria chegar a Sables d’Olonne entre os primeiros colocados. Ao contrário teve o mastro do seu open 60 decepado ontem à noite, ao largo do cabo Horn pouco depois de ter
salvo Jean Le Cam das águas.

Mas assim é a Vendée Globe, ótima paráfrase da vida, onde o destino é indiferente aos nossos merecimentos. Na verdade o destino nem existe e o vento e a mar são forças impiedosas da natureza. A solução é uma só, num primeiro momento, aceitar com resignação os revezes e posteriormente aperfeiçoar o veleiro, ampliar os próprios conhecimentos e partir pra próxima regata em melhores condições.

Como diria minha avó Balbina de nada adianta chorar sobre leite derramado.

Passei o dia todo me perguntando o que teria feito mestre Michel Desjoyeaux, que segue firme na pole position, na situação do Vincent Riou? Ou o que teria feito todos os outros 28 marujos participantes desta regata extraordinária na mesma situação do Vincent Riou? Como salvar o Jean Le Cam sem quebrar o outrigger do “PRB”, eis a questão. Aposto que alguém teria concebido uma idéia melhor e mais eficiente que a do Vincent Riou. Alguém tem sempre uma idéia melhor e mais eficiente e é por isso que eu gosto de participar de foruns de debate. Pra incorporar sempre uma idéia melhor e mais eficiente, sobre um assunto qualquer, que diga respeito a um barco à vela. A título de exemplo, a posição atual de repouso da retranca + vela grande enrolada da “Estrela d’Alva” a bordo, durante a noite, é a sexta que eu experimentei e a melhor e mais eficiente de todas. Mas continuo a acreditar que deva existir uma posição melhor.

“Antes de me despedir deixo ao sambista mais louco o meu...”

Antes de me despedir queria presentear vocês com 10 notícias curtas deste 60° dia da 6ª edição da incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1 - O tubarão-martelo-esfomeado-de-vitórias-francês Michel Desjoyaux emplaca seu 23° dia na liderança da regata.

2 – O cação-agressivo-francês Roland Jourdain continua em segundo e foi o único de todos os concorrentes a conseguir colar no professor, seu antigo colega de infância.

3 – O peixinho-francês Yann Eliès começou a fazer fisioterapia dentro de uma piscina. Ou seja ele que foi vítima da água está sendo tratado pela água. Tem muita mulher assim bate e depois afaga.

4 – O peixinho-francês Armel Le Cléac’h que ajudou o Vincent Riou a salvar o Jean Le Cam está dividido entre a alegria de ter dobrado pela primeira vez o famigerado cabo Horn e a tristeza de perder seu mais fiel companheiro de regata.

5 – A sardinha-inglesa Samantha Davies, a velejadora mais simpática do mundo, herdou o quarto lugar, com o abandono duplo do Vincent Riou e do Jean Le Cam e já pôs a proa no cabo Horn, toda sorridente, como sempre.

6 – O tubarão-francês Vincent Riou mais o cação-agressivo-francês Jean Le Cam foram rebocados até Port Williams e recepcionados pela grande Isabelle Autissier, que adora “velejar por velejar” nos mares do sul, a bordo do seu veleiro “Ada”.

7 – O peixe-grande-francês Jean Pierre Dick que chegou a liderar a regata e que a abandonou após atropelar pela segunda vez um OFNI encontra-se ainda a 800 milhas da Nova Zelândia.

8 – O peixe-grande-francês Raphaël Dinelli  que participa de sua quarta Vendée Globe, enfrentando múltiplos problemas a bordo seu ecologicamente correto “Fondation Océan Vital”, confessou que quase jogou a toalha, depois de virar saco de pancada da perversa Netuna dos mares do Sul, mas que decidiu prosseguir em frente.

9 – O peixinho-francês Arnaud Boissières continua a duelar alegremente com sua namorada inglesa Dee Cafari, atualmente em 9° lugar e ele em 8°.  O amor pode brotar até no meio do oceano e é lindo, feia é a pensão alimentícia.

10 – O número de abandonos da atual Vendée Globe atingiu a expressiva marca dos 60%, ainda inferior aos 62,5% da terceira edição da regata. Detalhe 18 homens foram limados, enquanto as duas únicas mulheres continuam firme forte em frente. Quando eu digo a vocês que o futuro da vela é mulher, vocês me chamam de feminista.

Bons ventos amigas e amigos e até amanhã se Deus quiser.

Fernando “Estrela d’Alva” Costa

MOITESSIER DOBRANDO O CABO HORN

Sétima estrofe do "poema" em versos livres MOITESSIER DOBRANDO O CABO HORN que escrevi, utilizando metade das palavras do próprio Moitessier, em seu clássico “O LONGO CAMINHO”, traduzido pela Carmen Ballot e publicado pelas Edições Marítimas.

Parte 7

nunca vi o cruzeiro do sul tão alto nem tão nítido
vejo inclusive as duas nebulosas
prolongamento luminoso dos seus braços
à bombordo flutua a lua toda cheia
a boreste resplandece o clarão das geleiras antárticas
as bolas de fogo que já mencionei
avistam-se agora que a cerração se dissipou
a mais de cinqüenta braças de distância
são aglomerados de plâncton me diz meu consciente
são olhos de carnívoras lulas gigantes me sussurra minha imaginação febril
mas porque será que possuem tamanha claridade?
porque será que se apagam tão de repente?
mistérios, mistérios profundos
a mar é assim, sempre cheia desses mistérios insondáveis e profundos
que crescem de dimensão à noite
ora nos encantando, ora nos apavorando
é por isso que todos nós, marujos de alto mar
temos essa expressão mista no olhar
mescla de coragem, medo e encantamento
         quem ama mulher bonita, inteligente, impetuosa e fatalmente infiel
tem essa mesma expressão desvairada e tensa de marujo de alta mar no olhar
basta olhar pro Otello da Desdêmona
basta olhar pro Don José da Carmem
basta olhar pro Bentinho da Capitú
todos três, Otello, Don José e Bentinho tem cara de marujo de alta mar sem jamais ter afrontado a mar
Machado, o grande Machado escreveu que Capitu tinha olhos de ressaca
e foi numa ressaca que Escobar perdeu a vida afogado
as vagas tornaram-se altas
ainda mais altas do que devem na realidade ser
pois que o clarão secante do luar realça-lhes o volume e a altura
eu deveria baixar o que sobrou da vela grande e tirar a bujarrona de cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...