Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

(13/1/2009) - A quinta mulher - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 64








Vendée Globe
64° dia    
a quinta mulher



Salve amigas e amigos

Me dei ao prazer de redigir uma notícia curta sobre cada um dos 6 primeiros, dentre os 12 velejadores, que ainda disputam a Vendée Globe. Mas a grande e surpreendente novidade do dia, é que o terceiro lugar do pódio da regata já está
definido e se chama Vincent Riou, o homem que salvou heroicamente a vida do Jean Le Cam. Leiam maiores detalhes no site oficial da prova!
  
1° lugar – O tubarão-martelo-esfomeado-de-vitórias-francês Michel Desjoyeaux do “Foncia” bordejou hoje a duras penas, contra ventos de 30 nós, a mais de 400 milhas a E de São Paulo, na condição de líder absoluto da regata, que ele certamente vencerá se nenhum acidente interromper sua antológica cavalgada rumo à vitória.

2° lugar – O cação-agressivo-francês Roland Jourdain do ”Veolia Environnement”, navegava hoje a mais de 300 milhas a E da costa do Rio Grande do Sul, enfrentando ventos de 45 nós, com três rizos na vela grande e nenhuma vela de proa, após ter realizado um longo trabalho de reforço, com fibras de carbono, de vários pontos da estrutura do seu open 60, que atropelou uma baleia anteontem.

3° lugar – O peixinho-francês Armel Le Cléac’h do “Brit Air” avançou bem hoje rumo à Sables d’Olonne, à uma velocidade média de 16 nós, conseguindo aproximar-se 70 milhas do líder da prova, além de receber a boa notícia que o Júri Internacional da regata lhe concedeu uma compensação de 11 horas, pela assistência prestada ao Jean Le Cam, quando de sua capotagem a 200 milhas do cabo Horn.

4° lugar – A sardinha-inglesa Samantha Davies do “Roxy” está esfuziante de alegria por ter conseguido dobrar o cabo Horn sob condições extremas, ondas grandes e ventos de mais de 40 nós e aproveitou o dia para repousar um pouco, navegando tranqüilamente no Atlântico Sul ao largo da Terra do Fogo, e no momento encontra-se a pouco mais de uma dezena de milhas a E das ilhas Falkland. Não sei se a amiga leitora está ligada, mas Sam Davies é a quinta mulher a dobrar o cabo Horn durante uma Vendée Globe. As outras foram Catherine Chabaud (1996-97), Ellen MacArthur (2000-01), Anne Liardet e Karen Leibovici (2004-05)

5° lugar – O peixe-grande-francês Marc Guillemot  do “Safran” dobrou hoje de manhã o cabo Horn após uma intensa noite de vigília, navegando ao sabor de ventos fortes e perseguido por ondas colossais. Ele se encontra no Atlântico Sul a 60 milhas a NE do Cabo Horn.   

6° lugar – O peixe-grande-inglês Brian Thomson do "Bahrain Team Pindar" que veleja atualmente a 700 milhas a NW do cabo Horn, deverá segundo as previsões meteorológicas enfrentar ventos de até 70 nós e ondas de até 12 metros durante as próximas 24 horas. Queria estar na pele dele não. E você amigo velejador teria coragem de encarar 70 nós de vento sozinho, nas proximidades do famigerado cabo Horn? Hein? Diga a verdade!

http://www.vendeegl obe.org/fr/

Boa noite e bons ventos a todos
Fernando "Estrela d'Alva" Costa
MOITESSIER DOBRANDO O CABO HORN
Nona estrofe do "poema" em versos livres MOITESSIER DOBRANDO O CABO HORN que escrevi, utilizando metade das palavras do próprio Moitessier, em seu clássico “O LONGO CAMINHO”, traduzido pela Carmen Ballot e publicado pelas Edições Marítimas.
Parte 9
o velho Horn não gosta de ser dobrando facilmente...
opõe sempre uma dúzia de obstáculos aos loucos marujos que se aventuram nestas paragens inóspitas.
 > ondas grandes
 >> ondas de arrebentação em pleno mar
>>> ondas piramidais, ou seja, ondas surpreendentemente grandes, resultado do somatórios de duas, de três ondas distintas, vindas de diferentes direções
 >>>> frio, muito frio no mar e no ar
 >>>>> ventos fortes que aumentam de intensidade de repente e sem nenhum sinal prévio, que nos alerte sobre o perigo iminente
>>>> icebergs flutuantes e growlers ( sendo este obstáculo o mais raro de todos, mas que tende a crescer à medida que nós, os metaorangotangos vagabundos, glória e perdição do planeta Terra, promovemos o aquecimento global )
>>> névoas secas ou úmidas
>> nevoeiros
> chuva
>> neve
>>> granizo
>>>> tempestades violentíssimas em que todos os itens já citados ocorrem simultaneamente.
o Horn, colegas velejadores, o velho Horn não o é o tempo todo...
mas eventualmente o cabo Horn é o inferno!
talvez seja o vestíbulo do inferno
é ao largo do Horn que circula o demônio Caronte
“ o demônio Caronte, o olhar em brasa
vai dando com a pá do remo em alguns
 que o medo atrasa”
Dante Alighieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...