Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 15 de julho de 2012

Sopa de Legumes - Menu do restaurante "Cisne Branco" 4





Sopa de Legumes - foto de Fernando Costa



Para as amigas e amigos leitores que gostam de se divertir preparando uma receita inédita, aqui vai mais uma do primeiro menu do "Restaurante Cisne Branco". Leiam, se desejarem, um texto introdutório a esta série aqui.


---------------

SOPA DE LEGUMES




 Tempo de preparo: 30min

Rendimento: 5 porções


receita light


Ingredientes



1 tomate sem pele e sementes

1 colher de sopa de parmesão ralado
1 nabo pequeno

1 mandioquinha (batata média)

1 cebola
2 cenouras médias
2 batatas grandes
2 cravos da Índia
8 vagens grandes
Sal a gosto


 Modo de fazer


1. Corte os legumes em pedaços, preferivelmente pequenos
2. Coloque-os todos em um caldeirão com bastante água para cobri-los
3. Junte a cebola inteira com os
2 cravos espetados, e um pouco de sal
4. Cozinhe de 3 a 4 horas em fogo lento, para que todos os legumes fiquem muito macios
5. Quando pronta retire a cebola com os cravos espetados e sirva a sopa muito quente, com o

... continua aqui.


´´´´´´´´´´´

Já preparei esta sopa de legumes duas vezes, mas não fiquei satisfeito com o resultado, talvez por ter contrariado dois ítens importantes da receita. Dois não, três.
- Quais?
1- Cozinhar os legumes por 3 a 4 horas!!! Que absurdo seu autor da receita! Cozinhei no máximo 20 minutos e mandei ver... LoL! Se cozinhasse meus legumes durante 3 a 4 horas eles perderiam todo seu poder nutritivo e meu estoque de combustível semanal esgotar-se-ia ao fim do cozimento.
2 - Da primeira vez troquei o nabo pela beterraba e da segunda por um pimentão. Gosto e muito de pimentão e beterraba, mas o sabor final deixou a desejar. Ou será que foi meu paladar, que viciado pelo sabor artificial dessas sopas de pacote que a gente compra prontas, deixou de gostar do sabor natural dos legumes? 
Porque não mantive o nabo na receita? Simplesmente porque um único nabo está custando 6 contos no Horti-Fruti. Posso gastar meu dinheiro todo em comida não, senão vai faltar pra comprar o veleiro. LoL! Ah, lembrei de outro detalhe. Tirei a cebola com os cravos espetados da sopa ao final, como manda a receita não. Comi a cebola junto com a sopa e os cravos da Índia. Tava morto de fome e adoro cebola cozida. Já perceberam que cravo da Ìndia perfuma deliciosamente o hálito dos macróbios humanos? LoL! Cheiro e sabor muito melhor que o dessas balas cheias de açúcar e corantes, que os traficantes de guloseimas da Sociedade de Consumo nos vendem.


Fernando Costa


7 comentários:

  1. As receitas estão deliciosas, pelo menos visualmente falando. Gostaria de contribuir com uma receita vinda da Ásia, mais precisamente da Índia, é o chá indiano, conhecido por chai [se pronuncia "tchai"]. Aprendi essa receita quando iniciei com a prática do Yoga. Se permitir, o endereço é esse:

    http://grandealma.blogspot.com.br/

    Merci et bon appétit!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço Rico F. Vou pesquisar sua receita indiana, experimentá-la e depois publicá-la neste oceânico blog. Já percebeu que publico exatos 100 (cem) posts por mês, todo mês, desde que inaugurei o blog da Estrela? :)

    ResponderExcluir
  3. Incrível, é coisa hein?! Não havia percebido não, obrigado por informar. Abraço grave.

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Se continuar assim vou acabar entrando pro livro dos recordes... Visitei seu blog e copiei a receita do seu chá indiano que publico provisoriamente aqui. Depois que experimentá-lo redigirei um post a respeito, ilustrado com foto. Obrigado pela contribuição. Já percebeu que uma ilha de Santa Catarina consta do roteiro da minha próxima expedição marítima? Bons ventos.

    É o Masala Chai, ou simplesmente chai [chá indiano]. É basicamente feito com gengibre, especiarias, leite e chá preto. Tome nota da receita:

    Corte um pedaço pequeno de gengibre [do tamanho da extremidade do dedo indicador]. Rale fininho. Coloque numa panela o gengibre ralado e as partes pequenas que não conseguiu ralar. Acrescente 3 colheres de sopa cheias de açúcar. Acrescente cravo, canela em pau, cardamomo e outras especiarias a gosto. Misture e mexa tudo em fogo brando até o açúcar caramelizar. Quando essa mistura [massala] estiver boa, ou seja, o açúcar já estiver completamente caramelizado acrescente 500 ml de leite e, quando o leite começar a ferver acrescente o chá preto [corte dois saquinhos de papel e despeje] diretamente. Mexa até que o chá preto escureça e para evitar que o leite derrame. Quando estiver numa coloração marrom claro apague o fogo e coe. Está pronto. LINK blog Música, Mar e Sonhos - http://grandealma.blogspot.com.br/2012/07/cha-e-guitarra.html

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela resposta. Essa sua sopa aí de cima dá água na boca, as fotos e disposição dos elementos no prato estão muito bons, parabéns. Não coloquei uma foto do chai que faço pois há pouco tempo furtaram nossa máquina fotográfica.

    A respeito de sua expedição, já que tocou no assunto e está me perguntando, sim, notei que você pretende circunavegar uma ilha do litoral catarinense. Confesso minha ignorância e não conheço a ilha em questão. Faço uma pergunta então e levanto um questionamento: Conhece a ilha da Paz e pensou em acrescentá-la à sua expedição? Essa ilha fica bem em frente à nossa casa, meu sonho é chegar até lá de veleiro, ainda não fui até lá. Considere a possibilidade pois é uma ilha linda e, dizem, a água por lá é verde clara, quase translúcida. Se me permite, dê uma olhada nessas matérias: http://migre.me/9XTdR, http://www.popa.com.br/diarios/planeta-agua/join-prng/index.htm

    Dê uma olhada e depois me diga o que acha.

    Abraço grave.

    ResponderExcluir
  6. Ainda tem mais... se me permitir, é claro. Sabia que São Francisco do Sul é cidade irmã de Honfleur e que lá existem documentos e registros da viagem que Binot Palmier de Gonneville fez até aqui em 1504? Ainda consta que ele levou o filho do cacique carijó e este acabou casando com sua filha e nunca mais retornou ao Brasil, contrariando a promessa que fez ao cacique.

    Abraço grave e bons ventos.

    ResponderExcluir
  7. Pesquisei a ilha da Paz nos dois links acima Rico, mas talvez não a inclua porque duas ilhas catarinenses já constam da minha lista: ilha dos Lobos, que é a primeira de todas e ilha de Santa Catarina, mas como eu mudo de idéia o tempo todo, é bem provável que acabe circunavegando a duplamente bela ilha da Paz. São Francisco do Sul tem um museu que adoraria visitar. Obrigado pela sugestão. Curioso pra saber tudo sobre esse tal de Binot Palmier de Gonneville... LoL! Bons ventos!

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...