http://www.vendeeglobe.org/fr/
Salve amigas e amigos
Já que a última grande novidade da Vendée Globe, a ultrapassagem do Loïck Peyron pelo Sébastien Josse, já não é mais novidade, gostaria de apresentar-lhes às duas charmosas "sardinhas" da regata. Digo "sardinhas" com todo respeito, ouviram? Se criei essas alcunhas de "tubarão", "cação", "peixe-grande" , "peixinho" e "sardinha", só o fiz com a intenção de facilitar a compreensão do potencial competitivo dos velejadores, todos de altíssimo nível, da Vendée Globe. Não vai nisso nenhuma conotação pejorativa, é óbvio, e não nos esqueçamos que
foi um ex-"peixinho" , Vincent Riou, quem venceu a última Vendée Globe e que foi uma ex-"sardinha" Ellen McArthur, que quase venceu a edição 2000/2001 da prova.Antes que me entendam mal...
"peixinho" é o velejador que participa pela primeira vez da Vendée Globe.
"sardinha" é a velejadora que participa pela primeira vez da Vendée Globe.
sardinha n° 1 - a inglesa Samantha "Roxy" Davies, é velejadora competente apesar de jovem, com pendores pronunciados por regatas em solitário de grande distancia, em especial a Figaro.
Curiosidade:
Em 1998 participou de uma tentativa de conquistar o Troféu Jules Verne a bordo do maxi catamaran "Royal", conduzido por uma tripulação exclusivamente feminina e comandada por Tracy Edwards, que infelizmente terminou de forma trágica, com a quebra do mastro do bólido alado.
www.samdavies.com
atualmente em 13º lugar na regata
sardinha n° 2 - a britânica Dee "Aviva" Cafari se encantou com a vela, ( mas como não se encantar com a divina vela? ), ainda criança, navegando em companhia do seu pai.
Curiosidade:
Dee Cafari é a primeira mulher a completar uma volta ao planteta Terra, a bordo de um veleiro, conduzido em solitário e no sentido contrário aos ventos e correntes dominantes. ( 2006 )
http://www.avivaoceanracing.com/
atualmente em 15 º lugar na regata
~~~~~~~~~~
Enquanto isso, eu, pequenino xaréu da paradisíaca Região dos Lagos/Costa do Sol, dobrei mais uma vez o temperamental cabo Búzios. Isso após velejar ( 90% do percurso em orça. Viu Paulo Goes? Viu Luiz Roberto? ) em solitário de Cabo Frio à Búzios, debaixo de muita chuva e cavalgando ondas muito grandes para o tamanho da minha pequenina canoa alada. Confesso que estou me sentindo super importante após esta pequenina-grande façanha. Imaginem o quanto sentir-se-á importante o vencedor da presente edição da fantástica Vendée Globe? Quem será? Tem algum palpite amiga leitora? Amanhã começa a 3ª Regata de Veleiros Clássicos de Búzios. Imperdível! Estão ligados?
Fernando "Estrela d'Alva" Costa
http://www.vendeeglobe.org/fr/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.