Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 30 de outubro de 2011

Tubarões esfomeados - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 14





 Vou apresentar-lhes, amigos leitores, os tubarões da atual Vendée Globe.


Michel Desjoyeaux


tubarão n° 1 - Michel "Foncia" Desjoyeaux, velejador francês eclético por natureza, discípulo direto do grande Éric Tabarly e vencedor da Vendée Globe 2000/2001, quando foi o único barbado a não sucumbir à precoce e agressiva arte de velejar da pequenina e cascuda Ellen McArthur.
Além da terceira edição da Vendée Globe, "o professor", como é conhecido no mundo da
vela, já devorou:
três vezes a "Solitaire du Figaro" - 1992, 1998 e 2007.
uma vez a "Route du Rhum" - 2002
uma vez a "Transat Jacques Vabre" em 2007

 Pra quem anda alheio ao mundo da vela, a Vendée, a Figaro e a Rhum são três estrelas de primeira grandeza, na galaxia da vela oceânica em solitário.

Na atual edição da Vendée Globe, o tubarão-martelo Michel Desjoyeaux teve seu "dorso ferido" durante a tempestade que devastou o Golfo de Gasconha, logo no início da prova e foi obrigado a regressar ao seu habitat natural para tratamento. Poucas horas mais tarde já estava sulcando as águas de novo, sedento de mar, de vento e ao longo de uma longa disparada de recuperação, botou no papo nada menos que seis pobres peixinhos. Deixa eu dar uma olhada nele. Tô dizendo que o bicho é perigoso. Acabou de comer a bela "cavalinha" inglesa Dee "Aviva" Cafari.

Mike Golding

tubarão nº 2 -Mike "Ecover" Golding - Combativo ao extremo, esse grande tubarão-branco inglês, participa pela terceira vez da Vendée Globe. Nas edições anteriores foi sétimo em 2001 e terceiro em 2005. E só não fez melhor, nesta última, porque a irada Netuna deu-lhe com o tridente no ventre, arrancando-lhe a quilha. Mike Golding é assíduo frequentador dos pódios de importantes regatas oceânicas em solitário ou não, leiam:

 co participações e três pódios na "Transat Jacques Vabre"

vice-campeão da "Route du Rhum" em 2002

vencedor da "The Transat" em  2004
não é tudo. Na rubrica "skippers" do excelente site da Vendée Globe, o amigo leitor encontrará outras, muitas outras performances dignas de nota desse perigoso monstro dos mares.

Loïck Peyron

tubarão n° 3 - Lider absoluto, durante os oito últimos dias da atual Vendée Globe esse tubarão francês tem faro fino e apetite descomunal. Vice-campeão da histórica primeira Vendée Globe, Loïck "Gitana Eighty" Peyron, à semelhança do nosso Torben Grael, só pensa na vitória e pra conquistá-la não mede esforços. Pasmem, amigas e amigos, o tubarão Loïck Peyron já realizou 43 travessias do Atlântico, das quais 18 em solitário. E além disso...
É tricampeão da "Transat inglesa" em solitário.
É tetra-campeão da "Course d'Europe".
É bi-campeão da "Jacques Vabre".
Pensam que isso é tudo? Ledo engano, esse temível tubarão-touro fez mais, muito mais. Consultem sua ficha técnica no site da Vendée e saibam até que ponto vai sua sede do sangue doce da vitória.


Pequenino e humilde xaréu


Ainda falta falar de mais três tubarões. Farei isso doutra feita... No momento, eu pequenino e humilde xaréu, da paradisíaca Costa do Sol/Região dos Lagos, vou procurar algo pra mariscar, bem longe dos tubarões de plantão, aguardando o bom momento pra cruzar o largo e lindo pedaço de mar que separa Cabo Frio de Búzios. 20 milhas. Hoje de madrugada choveu a cântaros e o vento soprou forte a ponto de arrancar a bóia laranja, do nariz da minha querida "Estrela d'Alva". O Serjão, canoeiro do "Atalho", encontrou-a na prainha da Passagem e ma devolveu. Obrigado amigo!  


Bons ventos flotilha MacVela!   


Fernando "Estrela d'Alva" Costa


http://www.vendeegl obe.org/fr/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...