Boa tarde amigas e amigos leitores do blog da Estrela, não sei se vocês se lembram, mas já falamos do Amundsen e do Shackleton.
Do Shackleton mais que do Amundsen.
Aqui vão os links pra vocês conferirem:
Faltou falar do Scott. Para sermos justos falemos portanto de Robert Falcon Scott.
Inspirado, em parte, pelo desejo de aumentar a fortuna da família, Scott tornou-se obcecado com a ideia de
ser o primeiro a atingir o Pólo Sul, que considerava um acontecimento importante para o seu país.Scott travou uma acirrada disputa com o explorador norueguês Roald Amundsen para ser o primeiro a alcançar o pólo. Quando ali chegaram os cinco membros do seu pequeno grupo de exploradores, por volta de 17 de Janeiro de 1912, Scott descobriu que Amundsen tinha estado lá um mês antes. Amundsen voltou para sua base em perfeito estado enquanto todo grupo de Scott sucumbiu durante o retorno do Polo em condições de frio extremo que só foram registradas uma vez mais desde a introdução das estações de tempo modernas na década de 1960.
O primeiro a morrer foi Evans, que havia se ferido em uma queda e sofreu um rápido colapso físico e mental. Um pouco depois, Oates, que nunca teve a necessária experiência para tal provação, cuja deterioração física forçava descansos mais frequentes da expedição. Gradualmente percebeu do peso que era para os outros e o fato de não ter nenhuma chance de sobrevivência, Oates voluntariamente deixou a barraca e nunca mais foi visto de novo, num ato considerado de bravura por alguns, mas que pode ser interpretado como suicídio.
Criticos do trabalho de Scott afirmam que sua morte foi causada pela má previsão das possibilidades, acompanhada pela pior situação climatica possível. Os diarios recuperados de sua barraca, onde foram encontrados mortos, informam as dificuldades encontradas, condições que envolviam extremo frio (30º negativos ou menos ainda), ventos com mais de 100 km/h e fome, pois não alcançaram os depósitos de mantimentos no tempo previsto.
Os corpos dos três membros restantes do grupo foram encontrados seis meses depois no seu acampamento, a apenas 18 Km de um maciço depósito de suprimentos. Com eles estavam os seus diários detalhando a sua missão. O diário de Scott continha a seguinte introdução: "Se acaso sobreviver terei uma lenda para contar sobre a bravura, força e coragem de meus... Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.