Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Só pra quem gosta de MAR e MACHADO 3




O que se passava entre mim e Capitu naqueles dias sombrios, não se notará aqui, por ser tão miúdo e repetido, e  já tão tarde que não se poderá dizê-lo sem falha nem canseira. Mas o principal irá. E o principal é que os nossos temporais eram agora contínuos e terríveis. Antes de descoberta aquela má terra da verdade, tivemos outros de pouca dura, não tardava que o céu se fizesse azul, o sol claro e a MAR chão, por onde abríamos novamente as VELAS que nos levavam às ILHAS e costas mais belas do universo, até que outro PÉ DE VENTO desbaratava tudo, e nós, postos À CAPA, esperávamos outra bonança, que não era tardia nem dúbia, antes total, próxima e firme. Releva-me estas metáforas, cheiram a MAR e à MARÉ que deram morte ao meu amigo e comborço Escobar. Cheiram também aos olhos de RESSACA de Capitu. Assim, posto sempre fosse homem de terra, conto aquela parte da minha vida, como um MARUJO contaria o seu NAUFRÁGIO.
Machado de Assis

DON CASMURRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...