Bill - This arrangement, although pleasing to the eye, makes the construction more complicated than would be the case with an upright, single panel transom.
Fernando - Se é agradável para os olhos é bem vindo. Mas a pergunta é a seguinte:
- Este espelho de popa em ângulo, traz alguma vantagem prática
e palpável ao veleirinho?
Se a resposta for sim, voto a favor, se a resposta for não, voto contra. Acho que um veleiro deve ser desenhado antes de tudo pra realizar sua função ou seja pra ser eficiente ou melhor ainda eficaz. Qualquer complicação inútil deve ser limada do projeto. Eu modifiquei o espelho de popa do “Alegria” por causa disso e ele não ficou menos bonito, nem mais feio em consequência. Quanto mais simples e eficiente for um veleiro mais lindo ele fica dentro d’água. A MAR é tão sábia que o belo pra ela é o bom. Coisa que poucas mulheres de carne-sangue-e-osso sabem? O que tem de mulher que se apaixona por esses clones-de-galã-de-novela-televisiva... O original já é inconsistente. Imagina a cópia. Todos bonitinhos e ordinários. A divina MAR, não se deixa, nunca se deixou seduzir por beleza de barco bonito só por fora. Experimenta entrar n’água salgada com barco bonitinho e medíocre, pra você ver o que acontece. A exigente e violenta MAR cai de paulada em cima dele até quebrá-lo em mil pedaços. Mas não vai ser por isso que você vai super-dimensionar seu barco, como fazem alguns carpinteiros navais cabofrienses. Não, nada disso. Barco precisa ser leve. Leve, bem leve, o mais leve possível, mas super resistente. Tem gente que confunde resistência com excesso de robustez. Ledo engano. O barco acaba virando uma tartaruga... Uma tartaruga fora d'água, porque tartaruga dentro d'água "anda" mais rápido que muito barco.
- Este espelho de popa em ângulo, traz alguma vantagem prática
e palpável ao veleirinho?
Se a resposta for sim, voto a favor, se a resposta for não, voto contra. Acho que um veleiro deve ser desenhado antes de tudo pra realizar sua função ou seja pra ser eficiente ou melhor ainda eficaz. Qualquer complicação inútil deve ser limada do projeto. Eu modifiquei o espelho de popa do “Alegria” por causa disso e ele não ficou menos bonito, nem mais feio em consequência. Quanto mais simples e eficiente for um veleiro mais lindo ele fica dentro d’água. A MAR é tão sábia que o belo pra ela é o bom. Coisa que poucas mulheres de carne-sangue-e-osso sabem? O que tem de mulher que se apaixona por esses clones-de-galã-de-novela-televisiva... O original já é inconsistente. Imagina a cópia. Todos bonitinhos e ordinários. A divina MAR, não se deixa, nunca se deixou seduzir por beleza de barco bonito só por fora. Experimenta entrar n’água salgada com barco bonitinho e medíocre, pra você ver o que acontece. A exigente e violenta MAR cai de paulada em cima dele até quebrá-lo em mil pedaços. Mas não vai ser por isso que você vai super-dimensionar seu barco, como fazem alguns carpinteiros navais cabofrienses. Não, nada disso. Barco precisa ser leve. Leve, bem leve, o mais leve possível, mas super resistente. Tem gente que confunde resistência com excesso de robustez. Ledo engano. O barco acaba virando uma tartaruga... Uma tartaruga fora d'água, porque tartaruga dentro d'água "anda" mais rápido que muito barco.
Salve Lobo do Mar.
ResponderExcluirTentei dar uma resposta mais completa mas deu pau no Firefox 2 vezes, então aí vai uma mais curta, se você quiser depois entro em detalhes. A popa inclinada deve ser para diminuir a produção de vórtices, diminuindo o arrasto e melhorando o desempenho.
Saudações marinheiras.
Uma dica legal: http://absolutelyfreeplans.com/Boat%20Plans/boat_plans.htm
ResponderExcluirLegal Anderson
ResponderExcluirObrigado pela dica. Muito bom esse absolutelyfreeplans.com Sim o assunto me interessa. Desenhos da proa e da popa de veleiros me interessam e muito. Fale mais a respeito. Mestre CRC diz que o grande segredo está no desenho da popa e que a proa pode ser qualquer uma. Eu ouço tudo e calo. Penso e calo. E você? Bons ventos!