Os navegantes franceses, amigos, chamam "Le Cours de Glénans", de a "Bíblia da Vela". Decidi copiar alguns extratos desse precioso vade mecum e traduzí-los livremente pra vocês. Espero que lhes seja útil.
O DOBRO DO TEMPO
“...reservar sempre mais tempo do que o necessário."
Meu comentário: No texto original este princípio nos é recomendado, para o tempo estimado de navegação entre um lugar e outro sobre a MAR. Mas, por minha conta e risco estendo esta fórmula lapidar, a tudo que se tiver de fazer quando na MAR.
As mais simples operações realizadas a bordo de um barco flutuando, requerem muito mais tempo e energia, que em terra. Quanto mais tempo? Difícil precisar. Vai depender da velocidade do vento e do estado da MAR. Na dúvida programe o dobro do tempo. Se sobrar tempo, aproveite pra dormir ou se alimentar. Duas ótimas coisas pra se fazer a bordo de um veleiro em plena MAR. Concordam? Discordam colegas marujos? Ei, tem alguém aí? Escrevo, escrevo, escrevo, ninguém diz nada. Nada mais desmotivante que este silêncio de indiferença. Sabe do que mais? Vou voltar pra onde nunca deveria ter saído, o seio macio e perfumado da divina MAR.
TEXTO ORIGINAL EM FRANCES
“... toujours prévoir plus de temps que nécessaire".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.