Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 11 de julho de 2010

Marinheiro feliz é marinheiro molhado - mergulho



Primeiro eu aprendi na excelente escola de vela francesa Les Glénans que “marinheiro bom é marinheiro seco.” Depois eu aprendi com os gêmeos franceses Berque que "marinheiro feliz é marinheiro molhado".
Na verdade eu acredito nas duas máximas, mas sinto cada vez mais vontade de por em prática a segunda.
- Querem conhecer o melhor exemplo desta tendência na minha humilde pessoa?
Na penúltima expedição que realizei em companhia da minha querida “Estrela d’Alva” em 2009, com destino a Búzios, caminhei ao longo de 20 das 21 praias de Búzios, quase sempre após ter pulado n’água e nadado até a margem utilizando minha prancha de surf como suporte. Fiz isso na Rasa, em Manguinhos, na Tartaruga, na Brava, em Geribá, na praia do Canto e na praia de Tucuns...
Bom, muito bom pular n’água salgada e nadar um pouco... A água da divina MAR relaxa, acalma, aumenta a autoconfiança e diminui o medo latente e as vezes exagerado que o velejador solitário sente com freqüência, principalmente quando as condições de tempo se degradam.
A gente pensa assim: - Se eu cometer um erro qualquer, por mais banal que seja, ninguém poderá me ajudar, em caso de necessidade.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
I saw and liked!

the few, the proud, the velux

http://www.sailinganarchy.com/

~~~~~~~~~~~~
Curiosamente segundo a Isabelle Autissier os velejadores solitários cometem poucos erros graves, principalmente em alto mar. Mas seja como for o medo é uma constante na vida do velejador solitário.
A propósito li algo interessante sobre o Titouan Lamazou, vencedor da primeira edição da Vendée Globe, que declarou que tinha optado pela vela em solitário, porque adorava sentir medo.
Quando eu voltar a velejar na divina MAR, o que já deveria ter feito há muito tempo, pretendo além de nadar cada vez mais na MAR, passar a mergulhar... Se nadar na MAR é agradável, mergulhar é o nirvana. Vejam!


Motivado por esse belo e histórico vídeo fiz uma pesquisa sobre mergulho na Wikipédia e selecionei três extratos sobre a história do mergulho. Leiam!

>>>O padre italiano Giovanni Alfonso Borelli foi o primeiro homem a mergulhar com segurança e conforto.

>>>Aristóteles, o notável filosofo da Grécia antiga, narrou a descida de Alexandre, o Grande, num sino de mergulho primitivo para observar a vida marinha.

>>>No ano de 1899, o francês Besnoit Rouquayrol patenteou o primeiro aparelho de respiração autônoma. Mas faltava uma válvula de alta pressão. Sem ela, não havia como equilibrar as altas pressões existentes no fundo do mar. A solução foi encontrada pelo francês Jacques-Yves Cousteau, em 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...