Sonha, deixa voar bem alto a fantasia
Sem sonhos, o mundo o que seria?
- Sonhando em começar uma coleção de maquetes de veleiros famosos prezada visitante?
- Não.
- Sabia, vocês mulheres não são nada amigas de coleções. 99% dos colecionadores são homens.
- E você amigo leitor?
- A fim de iniciar sua coleção de maquetes de veleiros célebres agora mesmo?
- Sim?
-Que tal começar pelo Cutty Sark? Conhece a história do Cutty Sark amigo leitor? Não? Deveria saber. Leia!
O Cutty Sark é um clipper (veleiro) britânico. Da classe "extreme clipper", é a última das embarcações de transporte de chá, preservada como símbolo de uma era.
Foi construído em 1869 em Dumbarton, no rio Clyde (Escócia), nos estaleiros Scott & Linton, com projeto do engenheiro naval Hercules Linton. Foi lançado à MAR em 23 de Novembro desse mesmo ano, tendo efetuado a sua primeira viagem em fevereiro de 1870. Deve o seu nome a um personagem de ficção chamado "Cutty Sark", uma bruxa dançarina em um poema cômico de Robert Burns, publicado em 1791.
A embarcação destinava-se ao transporte de chá, naquela época objecto de um dinâmico comércio entre a China e a Grã-Bretanha. Este comércio gerava grandes lucros, nomeadamente se se chegasse a Londres com o primeiro chá da temporada, o que demandava embarcações ágeis e velozes. O início da carreira do Cutty Sark, entretanto, não foi dos mais promissores. Na corrida do chá de 1872, contra o clipper Thermopylae, ambas as embarcações largaram juntas do porto de Xangai a 18 de Junho, mas o Cutty Sark foi ultrapassado duas semanas depois, após sofrer uma avaria no... continua em
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.