Salve amigas e amigos visitantes!
Estou acabando de ouvir a conferência de nº 558 da Universidade de Todos os Saberes.
- Como já disse várias vezes a vocês a UTLS é a única escola onde admito ter estudado.
- Porque gosto tanto da UTLS?
- Por muitas razões.
- Vou citar apenas cinco, pra não cansar vocês.
- Primeira: Na deliciosa escola da UTLS o professor dá apenas uma aula, vai embora e nunca mais volta.
- Segunda: As palestras na UTLS são encerradas por um animado debate, do qual participam espectadores que já assistiram a dezenas de outras palestras o que muda tudo. Se a UTLS fosse perfeita, a palestra duraria 15 minutos e o debate 50. Como não é ocorre o contrário.
- Terceira - A UTLS é gratuita e não fornece diplomas.
- Quarta - A UTLS aborda os assuntos mais importantes do mundo.
- Quinta - Na UTLS você não é obrigado a assistir as aulas que não deseja assistir. Ou seja os alunos são completamente livres pra ir, vir, assistir, partir ou sair no meio.
Deve ser por isso que vi filas de dobrar o quarteirão em pleno inverno e debaixo de chuva gelada diante da porta da UTLS. Acredito que se caísse neve as pessoas continuariam na fila. Mas em 2000 não nevou em Paris. Bravo encore une fois maître Yves Michaud.
Mas falemos da 558ª palestra da UTLS, realizada dia 24/10/2004 em Paris/França. O tema me fascina. O Aeroporto Internacional de Kansai. Título original: « L’émergence de l’espace : le bâtiment du terminal de l’Aéroport International de Kansai ». O palestrante foi o arquiteto japonês Noriaki Okabé. Pena que seu sotaque forte não me permite entender tudo que ele diz. Pretendo ouvir a palestra novamente mais tarde e por hora ofereço-lhes, a título de café, nesta manhã de sábado, cinco dos dez extratos do texto da palestra, que citam a MAR. Citações em francês, recheadas com informações pinçadas na Wikipédia em brasileiro. Penso que se um grupo de humanos conseguiu construir semelhante obra, nada mais é impossível de se fazer sobre a Terra. O arquiteto diz que se inspirou nas esculturas de pássaros de Brancusi, para desenhar o edifício principal do aeroporto.
1 - Tout comme leurs satellites, les aéroports sont généralement édifiés à l’écart des villes, sur des sites directement façonnés à partir de la terre ou de la nature ou bien sur des sites artificiels, s’étendant depuis l’embouchure d’une rivière en direction de la MER.
O Aeroporto Internacional de Kansai (em japonês: 関西国際空港, Kansai Kokusai Kūkō?) está localizado numa ilha artificial de 1,7 km de comprimento na Baía de Osaka, Japão. Possui capacidade para atender até 100.000 passageiros por dia.
2 - Dans ce contexte bien particulier, l’édification d’un l’aéroport sur une île artificielle de quatre kilomètres trente sept sur un kilomètre vingt-cinq en pleine MER peut certes être considérée comme une solution inéluctable, tant du point de vue technique que du point de vue social.
O aeroporto ocupa uma área de 300.000 m² e foi construído entre 1988 e 1994, com projeto de Renzo Piano Building Workshop/Ove Arup & Partners.
3 - Au niveau de la mer, bien en dessous des très purs panoramas dessinés par la mer, le ciel et la côte, la nouvelle île commençait tout juste à émerger.
A construção de Kansai levou 38 meses, e o esforço de 6.000 trabalhadores, em alguns momentos atingindo até 10.000.
4 - La construction de cette « terre promise » et la conception de l’architecture qui y trouverait place par la suite produirent en nous la sensation d’une expérience des plus rares, comme si ladite architecture était Gaia surgissant de la mer et prenant forme à partir de cette dernière.
A estrutura foi projetada para ser capaz de resistir um terremoto, o que acabou acontecendo tempos depois, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai encontra-se à mesma distância do epicentro do terremoto que atingiu Kobe em janeiro de 1995. A intensidade do choque foi a mesma, mas o edifício não sofreu quaisquer danos, nem um vidro quebrou. Na sua leveza e aparente fragilidade.
5 - La terre invisible, totalement transparente et le pouvoir expressif étonnamment pur et riche de la mer et du ciel exercèrent l’une comme l’autre une influence puissante, quasi subconsciente sur la conception du bâtiment du terminal de l’aéroport.
A plataforma está apoiada sobre 1000 estacas, que atravessam 30 metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40 metros de rocha. Sensores especiais detectam quando o assentamento excede a tolerância máxima permitida (10 milímetros) em um ponto qualquer.
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