Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Introdução à nova série de 30 Conferências (em francês) da UTLS - Université de Tous les Savoir - news de outubro de 2013 - 2





30 Excelentes conferências da UTLS, a maioria sobre o MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

Um dia, amigas e amigos leitores do blog da Estrela... 

Um belo dia estava eu assistindo à uma certa peça de teatro, chamada "Ambulâncias na Contra Mão", do talentoso Marcio Vianna, no Museu da República, Rio de Janeiro, quando uma atriz, talvez a Carla Tausz, desceu do palco e cochichou a seguinte pergunta ao meu ouvido.
- Onde é que você vai estar, no dia
primeiro de janeiro de 2000?
Após três segundos de hesitação, respondi:
- Em Paris!
- Respondi isso com olhos brilhantes de emoção, mas sem muita convicção.
A atriz se foi, a peça acabou, o tempo passou...
Como o tempo passa rápido nessa vida, não?
- Quanto tempo se passou?
- Cinco anos se passaram.

PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2000


Agora adivinhem onde é que eu estava às 00:01 h do dia primeiro de janeiro de 2000.

- Isso mesmo, em Paris. 
- Fazendo o quê?
- Ora, em pleno Champs Élysées, assistindo boquiaberto ao incrível espetáculo de som e luz da Torre Eiffel.
- Isso sem beber champanhe.
- Sem champanhe, sem vinho, sem cerveja.
- Tava duro nessa época.
- Duro e felicíssimo, diria o pernóstico José Dias de "Dom Casmurro".
- E agora me digam, onde vocês acham que passei o resto do ano 2000?
- Acertou de novo quem disse em Paris.
- E porque vocês acham que eu passei todo ano 2000 em Paris?

UNIVERSIDADE DE TODOS OS SABERES


- Por várias razões importantes, entre elas pra assistir às 366 conferências da UTLS - Universidade de Todos os Saberes, que tornou-se minha escola predileta. A única em que admito que estudei. Todas as outras me mataram de tédio e me ensinaram quase nada. Com exceção de uma só. A escola de vela francesa Les Glenans.

- Se a UTLS é perfeita?
- Que pergunta!
- Existe alguma coisa feita pela mão dos humanos, que seja perfeita?
- É óbvio que não.
Mas se a UTLS, por ser humana, não é perfeita, é muito boa, é ótima, é excelente.

YVES MICHAUD DA UTLS, NA "POLYRAMA" DE BARBARA FOURNIER


Pois bem, decidi partilhar com vocês, durante este mês de outubro de 2013, que hoje se inicia, 30 conferências da imprescindível UTLS.

A maioria trata do MEIO AMBIENTE ou de assuntos  diretamente ligados à divina MAR.
Ah, ia esquecendo de dizer-lhes que tive o privilégio de entrevistar o criador da UTLS, o iluminado Yves Michaud, para a revista suíça Polyrama, dirigida pela nossa amiga e assídua colaboradora, Barbara Fournier, a quem serei eternamente grato por este raro prazer.
Leiam, em francês, essa entrevista a que me refiro aqui.
As conferências da UTLS são realizadas todas em francês. Mas vale a pena vocês estudarem francês, especialmente pra poderem compreendê-las, pois trata-se de um acervo de valor inestimável. Imaginem os melhores professores da França, falando sobre os assuntos mais importantes desse mundo e logo após debatendo em tempo real, ao vivo, a cores e em 3D, com o mais inteligente dos públicos. Imaginaram?

O SENTIDO DA VIDA


 Pra mim a UTLS é a escola do futuro, mas precisa evoluir pelo menos num ponto, pra aproximar-se ainda mais da inatingível perfeição. Qual? Os conferencistas precisam tornar-se todos bons atores. Porque? Porque só o bom ator, de posse da mágica técnica teatral, quando bem aplicada, consegue comunicar de forma eficaz, uma mensagem ao público.  Um conferencista lendo um longo texto sentado numa cadeira, diante de uma platéia de seres vivos, é, na minha humilde opinião, uma coisa inadmissível em pleno século 21. No mais a UTLS é ótima e recomendável a todos que desejam alcançar o sentido da vida, que só pode ser aprender, evoluir, melhorar sempre, na ciência ou arte que mais nos agrade.


SÓ TEM UM PROBLEMA

Espero que vocês gostem da minha seleção, mas se não gostarem, todas as palestras da UTLS, que versam sobre os mais variados assuntos, estão on line e à disposição de vocês, gratuitamente e 24 horas por dia. Só tem um problema, como já lhes disse, as palestras são ministradas sempre em francês. Mas francês é um dos três idiomas irmãos do português, ao lado do espanhol e do italiano. Ou seja, dá pra aprender rapidinho. 


FÁCIL, FÁCIL VOCÊS APRENDEM, PROMETO!


Tudo parecido. Quase igual. Fácil, fácil vocês aprendem. Ainda mais com os novos recursos que a dupla dinâmica computador-internet pôs ao alcance de todos nós. Como diz uma amiga minha, "mamão com açúcar." Enquanto a UTLS é "vinho com queijo". O queijo é a conferência e o vinho, o debate. Do que é que vocês gostam mais? Do queijo ou do vinho? Eu? Eu gosto mais do vinho do debate, claro. Mas na UTLS  a gente só pode saborear o vinho depois de comer o queijo. Isso pra quem assiste as conferências ao vivo, na net eu sempre assisto primeiro o debate e depois a conferência e vocês? Na net a gente faz a festa, não é verdade? 


MEU FLASHMOB FAVORITO 


Falar em festa estou em lua de mel com o flashmob e vocês? Queria participar de um bom flashmob por dia, logo após dar uma boa velejada, pra dormir bem feliz. Isso quando estivesse em terra, na MAR... Eureka! tive uma ideia nova! Que tal um flashmob realizado por cem veleiros, governados por cem velejadores solitários, que se encontram bem no meio do oceano, pra criar uma coreografia inspirada em Balanchine?  Meu flashmob favorito, realizado em terra, até o presente, é este aqui em baixo. Vejam! E o de vocês, qual é?


Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...