Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Piores desastres na MAR - top ten 6



EM BRASILEIRO

Tem gente que odeia listas tipo top ten. Tem outros que adoram.
Eu só gosto das boas top ten e congêneres.
Uma top ten feita com base numa profunda pesquisa vale ouro.
 A propósito, gostei muito desta aqui, que encontrei no blog do Tom e vocês.

O PIOR QUE PODE LHE ACONTECER NA MAR

10 - Sua âncora fica presa ao fundo (Já aconteceu comigo e eu perdi uma bela âncora Bruce) 
9 - Seu celular cai n'água ( Já aconteceu comigo umas três vezes)
8 - O hélice do seu barco prende numa rede de pesca e o motor pára (como vocês sabem, embora meus detratores alardeiem o contrário, eu não uso, nem nunca usei motor a bordo da minha querida "Estrela d'Alva", mas já me aconteceu  de prender o leme e a bolina em vários obstáculos submersos. A pior situação, foi enganchar a bolina numa rede de pesca, durante um pé de vento, nas imediações das nervosas ilhas Emerências)
7 - Você começa a marear (Isso quase nunca me acontece, mas já aconteceu...)
6 - Um furacão está vindo no seu encalço (Furacão graças a deus não, mas pé de vento já encarei vários, dois deles me fizeram virar com a Estrela. Aos outros consegui sobreviver incólume, só Netuno sabe como.)
5 - Seu barco é fustigado por uma tempestade - ( Encarei várias pequenas tempestades a bordo da Estrela, sempre com ela ancorada. Nenhuma muito forte, mas já fui obrigado a remar durante mais de uma hora, de madrugada, pra não ser jogado junto com a Estrela em cima da praia.)
4 - Um tripulante ou passageiro cai na MAR ( Aconteceu comigo uma só vez e consegui rapidamente recuperar a pessoa)
3 - Você cai na MAR. ( Já caí umas três vezes na MAR, por ter bebido bebida alcoólica e numa terceira vez eu pulei n'água quando a "Estrela" foi abalroada por um certo barco pesqueiro na garganta de pedra do canal de Itajuru, o lugar mais perigoso da Costa do Sol. Felizmente tudo acabou bem.)
2 - O seu barco começa a afundar (A Estrela, em princípio, não afunda porque é de madeira e além disso leva 100 litros de ar livre em seu bojo.)
1 - Você é obrigado a abandonar o barco ( Abandonei a Estrela uma única vez, e não me arrependo, no caso referido no ítem 3)

Muito boa top ten, mas eu acho que ele esqueceu da pior e mais mortal emergência a bordo, o incêndio! Graças a Deus nunca aconteceu comigo.

Bons ventos a todas e todos

E que nenhuma dessas 11 situações acima comentadas, jamais aconteça com vocês. Mas, e se acontecer? Se acontecer espero, do fundo do coração, que vocês consigam sobreviver da melhor maneira possível a elas.

Texto original aqui!  link-do-texto



EM INGLÊS

Top 10 Worst Emergencies on a Boat

And What You Need to Cope


Some boating gear and sailboat equipment you use almost daily, and other equipment you hope never to use. But if an emergency strikes, you'll need to have the right gear and to know what to do. Here's a Top 10 countdown of disasters you should be prepared for, just in case.

10. Your Anchor Won't Come Up

This will certainly ruin your day and could cost you hundreds of dollars if you're forced to cut the anchor loose or pay a diver to free it. But setting a trip line in advance or having an installed device like the AnchorRescue can get you back underway in minutes.

9. You Drop Your iPhone Overboard

Well, that's an expensive screw-up! About the only thing you can do is... link-do-texto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...