Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Piratas do Caribe - filme



Para o malandro e charmoso capitão Jack Sparrow (JOHNNY DEPP), as águas cristalinas da MAR do Caribe, assim como os sete MARES de todo o mundo, representam um vasto playground, repleto de aventuras e mistérios. A idílica vida de pirata de Jack, entretanto, vira de cabeça para baixo quando seu rival, o ardiloso capitão Barbossa (GEOFFREY RUSH) rouba seu navio, o Pérola Negra, e, em seguida, ataca a cidade de Port Royal, seqüestrando a filha do governador (JONATHAN PRYCE), a bela Elizabeth Swann (KEIRA KNIGHTLEY). O amigo de infância de Elizabeth, Will Turner (ORLANDO BLOOM), associa-se a Jack no comando do navio mais veloz da armada britânica, o H.M.S. Interceptador, numa ousada tentativa de salvar a jovem e resgatar o Pérola Negra. Os dois jovens e sua tripulação atrapalhada são perseguidos pelo noivo de Elizabeth, o encantador e ambicioso comodoro Norrington (JACK DAVENPORT), a bordo do H.M.S. Destemido.
Sem que Will saiba, um tesouro amaldiçoado condenou Barbossa e sua tripulação a viverem para sempre como... continua em link do texto


O que mais gosto neste filminho de aventuras da Disney é a presença da MAR... Que charme infinito tem a MAR, como gostamos de dizer, eu mais os franceses, não colegas marujos?
No mais... no mais... mais um filme americano x-tudo. Entenda-se tudo como:
Bombardeios
Incêndios
Explosões
Pancadaria
Tiroteios
Gritaria
Suspenses idiotas
Perseguições de gatas bonitinhas por piratas lúbricos. Enfim:
Muito alvoroço e pouca reflexão.
Muita palavra e pouca sabedoria.
Muita mentira e pouquíssima verdade ou verossimilhança.
Em resumo, muito barulho por nada. Fico me perguntando:
- Pra que tantos efeitos-especiais-visuais-exagerados?
- Pra que tantos efeitos-especiais-sonoros-exagerados?
- Pra que tantos figurantes?
Uma quantidade imensa de acessórios pra tão pouca essência. No final das contas o filme é um interminável festival de clichês. Pior, uma penca de remakes de antigos clichês. Um diretor inteligente, aposto, faria um filme mil vezes mais interessante, com o milésimo do orçamento desse aí.
Mudou a Walt Disney ou mudei eu? Talvez tenhamos ambos mudado. A Disney bem mais que o mísero canoeiro aqui ou o contrário? Sei lá.
Sinceramente... Alguém aí gostou de "Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra"?
Confesso que só gostei da presença da divina MAR... A começar pela cena de abertura... Um pedacinho da superfície da MAR calminha, vista do alto. Do mesmo jeito que eu costumo vê-la, do alto do farol da Lajinha.

Ilha dos Papagaios, vista das proximidades da ponta da Lajinha
foto - Fernando Costa

Meu mirante predileto em Cabo Frio. Algum de vocês já viu a divina MAR, do alto do do morro onde fica o farol da Lajinha em Cabo Frio amigos? Não? Vocês não sabem o que estão perdendo. Mais emocionante que "Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra" e inteiramente grátis. Detalhe, fiz a foto acima, do sopé do morro onde fica o farol da Lajinha e não do alto. Fico-lhes devendo a foto do ponto de vista alto, que é o que nos interessa. 
Um amigo meu contra-argumentou:
- Mas Fernando, esse filme não foi feito pra ser levado a sério. Trata-se de uma farsa. Pura diversão.
- Percebi que se tratava de uma farsa desde o princípio, amigo. Mas por ser farsa, não pode ser criticado? E por ser farsa precisa ser inconsistente? E por ser farsa tem o direito de ser ruim? Hein? Se for pra me divertir prefiro uma boa velejada entre a ilha Comprida e a praia do Peró, terra do meu amigo Telmo Moraes, que cedeu gentilmente as instalações do seu simpático museu do surf, para a primeira reunião do movimento "LowTech" da vela em Cabo Frio, ontem, às 20 h do dia 15/6/2008.

Bons ventos a todas e todos e saibam que quem disse que "cinema é a melhor diversão" mentiu pra vocês. A verdadeira melhor diversão, é uma boa velejada de no mínimo três horas de duração, ao sabor daquele vento substancial que a gente mais gosta, nem forte nem fraco. Na medida certa pro prazer maior que existe, logo após o orgasmo sexual. Concordam ou discordam amigos velejadores?

Fernando Costa

Extrato da newsletter n° 12 de 16 de junho de 2008 - projeto "Estrela d'Alva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...