Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"MAR em Fúria" - filme



sinopse do filme

Baseado em fatos reais, este filme revive outubro de 1991, quando uma tempestade de proporções gigantescas formou-se no litoral do Atlântico Norte. No meio dessa tempestade, estão os tripulantes do barco de pesca Andrea Gail, que passarão por momentos incrivelmente aterrorizantes.

******
Fico vendo esses medíocres sub-produtos da decadente indústria cinematográfica hollywoodiana na esperança de aprender alguma coisa nova sobre a fabulosa MAR.
Mas arrependo-me sempre do tempo perdido. Mais vale reler uma única página da "bíblia francesa da vela", que ver uma dúzia de filmes hollywoodianos. A propósito é por culpa desses filmes mitômanos que a vela no Brasil não se desenvolve. Estão ligados? Estão ligados mas não entenderam? Eu explico. Hollywood lança um filmezinho vagabundo como “MAR em Fúria” e faz toneladas de propaganda dele na mídia.
Atraídas pela carinha bonitinha do galã do momento, no caso o inexpressivo George Clooney, que eu chamo de George Clone, as adolescentes vão ver em massa o famigerado filme. Voltam todas pra casa apavoradas. Depois explico pra vocês porque as mulheres em vez de se amedrontar, o que seria natural numa situação de perigo, se apavoram. Mas como eu dizia, as adolescentes de toda uma geração de macróbios humanos assistem “MAR em Fúria”, assim como no passado outras gerações assistiram os igualmente mentirosos “Tubarão” e o “Destino do Poseidon”. Acreditam piamente em todas as falsidades que o filme apregoa à custa de exagerados efeitos especiais.
A seguir todas aquelas jovens mulheres que viram o filme aterrorizadas, engravidam. Dão à luz nove meses mais tarde e passam seu pavor da MAR pros seus filhos, ao longo dos subseqüentes dez anos . Sim, porque ninguém melhor do que uma mulher-mãe, inocula pavor nos filhos. Entenderam porque a VELA no Brasil não vai pra frente? Não fosse os falsos filmes de tragédia na MAR de Hollywood o Brasil em vez de um só de cada, teria dez, vinte, trinta Lars e Torbens Grael, Amyres Klink, Homens de Mello e Roberts Sheidt.
Teria também umas cem famílias Schürmann dando voltas ao planeta sem parar e milhares de Fernandos Costa circunavegando semana sim, semana não todas as ilhas da continental costa brasileira a bordo de uma simples batera à vela. Enquanto isso, 75% dos veleiros circulando no mundo, segundo mestre Amyr Klink, são franceses. Querem saber porque? Porque em vez de novelas televisivas e filmes hollywoodianos como “MAR em Fúria”, as adolescentes francesas vêem a série campeã de audiência da TV francesa desde 1975. Macacos me mordam!!! Acabei de verificar, não existe uma só citação da fabulosa “Thalassa” no forum do Altomar.

A única cena do filme “MAR em Fúria” que me emocionou foi a do veleiro virando... Pensei no meu amigo Antoine Duguet, desaparecido de bordo do seu pequenino “Moustique”, entre o Estreito de Magalhães e as ilhas Malvinas.
No mais o filme é mais um infindável festival de exageros, mentiras e incongruências.
A cena do comandante do “Andrea Gail” pendurado num dos paus de carga do pesqueiro, sem cinto de segurança, nem colete salva-vidas tentando cortar uma corrente de aço com um maçarico é o cúmulo da inverossimilhança.
Pra melhor enganar a incauta expectadora o filme declara em sua introdução.

BASEADO EM FATOS REAIS.

O único fato real do filme, amigas, é o desaparecimento na MAR do “Andrea Gail”. Como nenhum tripulante sobreviveu, tudo que se vê no filme é invencionice do roteirista e mentira descarada do diretor, dos atores e do produtor.
Quando penso que este foi um dos filmes que Holywood escolheu pra celebrar a passagem do ano 2000... Hã! Enquanto Hollywood produziu esse filmeco de terceira categoria, a França criou a fabulosa UTLS, onde assisti mais de 250 conferências ao longo do ano 2000.
Vou encerrar o artigo dentro de dez segundos. Querem saber porque o “Andrea Gail” pereceu? Porque seu comandante contrariou os tres princípios básicos de segurança na MAR, que a tetra-campeã brasileira de 470, Cintia Knoth, da escolinha de vela C & L, me ensinou há tres anos atrás. Tomem nota!

Para evitar morrer na MAR....

1 – Usem sempre o colete salva-vidas.

2 – Consultem sempre a previsão do tempo pouco antes de partir pra MAR.

3 - Mantenham o barco de voces em boas condições de conservação.

 
E não se impressionem com as mentiras de "MAR em Fúria", que a MAR raramente se enfurece, e quando o faz avisa os marujos, com bastante antecedência. É só ficar ligado na previsão do tempo.

Minha cotação de “MAR em Fúria”, de zero a dez estrelas, é meio asteróide.

Bons ventos a todos!

Fernando Costa

Newsletter n° 8 de 17 de abril de 2008 - projeto "Estrela d'Alva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...