Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 27 de julho de 2013

Mas afinal o que significa "meio ambiente"? - WIKIPÉDIA - Aquecimento Global - Destruição do Meio Ambiente - Espécies ameaçadas de extinção - 30 matérias importantes - 27



Lagoa de Araruama - Cabo Frio - Brasil - foto de Fernando Costa


Meio ambiente

WIKIPÉDIA

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas os seres vivos e também os objetos inanimados que existem sobre a Terra e que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas
formas.

Conceito

O conceito de meio ambiente pode ser definido por seus componentes:
Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana e de outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Recursos naturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.

Durante a Conferência de Estocolmo, organizada pelas Nações Unidas em 1972, que abordou a relação da sociedade com o meio ambiente, este último foi definido como sendo "o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."

No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei No. 6.938 de 31 de agosto de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990 define meio ambiente como  sendo "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas... continua em WIKIPÉDIA.

Obs - Fiz uma série de modificações no texto acima. Para consultar o original clique no link indicado.

Leia uma introdução à esta série de posts aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...