Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A união fez a força de Bertrand de Broc - Diário da Vendée Globe - 74º dia - 22/01/2013


Open 60 "Votre Nom Autour du Monde avec EDM Projets" de  Bertrand de Broc




News News News News News News News News News

1 – "Team Plastic" sofre um "jibe chinês" e o franco-italiano Alessandro di Benedetto recebe um violento golpe de adriça de vela grande, que lhe fere o rosto e ao cair quebra uma costela. Lamentável. :( 





2 – Armel aproxima-se mais de François Gabart, aprisionado no umbigo de uma dorsal anticiclônica a noroeste dos Açores, tornando ainda mais emocionante o desfecho desse longo e inédito duelo, que tem empolgado todos, travado desde o começo da regata.





3 – A escalada da longa costa brasileira continua a desesperar "o grupo dos cinco/seis", que avança lentamente rumo ao norte, ainda meio perdido dentro do complexíssimo
labirinto meteorológico, no qual foram enredados há mais de três longos, intermináveis, infinitos dias. Estamos  falando de quem precisamente? De Jean Le Cam, Dominique Wavre, Mike Golding, Javier Sansó, Arnaud Boissières et Bernard Stamm. Este último correndo por fora, após sua, (na minha humilde opinião), injusta desqualificação, por ter recebido ajuda não solicitada de um certo marinheiro, de um certo navio russo.





Já falamos várias vezes do professor convidado de hoje na UTSVG -  Universidade de Todos os Saberes da Vendée Globe. Ele teve a brilhante ideia de financiar sua participação na atual edição da regata, através de mutirão internacional de pessoas físicas, que contribuíram cada uma com 50 euros, para que "Votre Nom Autour du Monde avec EDM Projets" pudesse largar de Sables d'Olonne em 10 de novembreo de 2012 com tudo em cima.
E é graças a essa ideia, ao mesmo tempo providencial, corajosa e democrática que o blog da "Estrela d'Alva" mais o "Brasil" estão simbolicamente navegando em volta do mundo há mais de 70 dias.
Mas de que forma poderíamos enunciar a lição que mestre Bertrand de Broc nos dá?
Minha avó Balbina costuma dizer que "a fé remove montanhas."
Victor Hugo escreveu que "uma idéia é um meteoro".
Minha amiga Barbara pensa que "ninguém sobrevive sem uma boa rede social"
Eu digo que "todo problema vem grávido de solução."
E você amigo leitor, o que é que nos diz?
Creio que nenhuma dessas citações casa com a idéia de Bertrand de Broc.
Temos que pensar noutra. Já sei. "A união faz a força."
Eu gosto mais desta última, porque apesar de solitários, ou como eu prefiro dizer "pseudo-solitários" os marujos que disputam a Vendée Globe nos tempos que correm precisam de bastante "ajuda externa" antes, durante e depois do término da prova. Obrigado pela ótima aula mestre Bertrand de Broc, bons ventos e não se esqueça de trazer o colossal "Brasil" mais a pequenina "Estrela d'Alva", de volta a Sables d'Olonne. 

Boa tarde  e até amanhã amigas e amigos deste oceânico blog.

Fernando Costa, contando o dia a dia da Vendée Globe pra você, diretamente de Sables d'Olonne, na costa oeste da França.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...