Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Extraordinária elevada ao extraordinário! - Diário da Vendée Globe - 25º dia - 05/12/2012




O belo veleiro salva-vidas-de-crianças-carentes do corajoso Tanguy de Lamotte link-da-imagem 




Que tal falarmos hoje de tudo que já aconteceu de extraordinário nesta sétima edição do extraordinário "Everest dos Mares", amigo leitor?
- Sim? 
- De acordo?
- Caneta e papel na mão? :)
- Então tome nota pra comentar mais tarde com seus parentes e amigos:
1 - Grande número de abandonos (7) antes da passagem pelo Cabo da Boa Esperança e sem que nenhuma tempestade tenha assolado a ousada frota da Vendée Globe.

2 - Número alarmante de colisões (3) com OFNIS. Sabe o que são OFNIS, não amigo leitor? Objetos flutuantes não identificados. Sabe quantos objetos relativamente grandes, tipo containers caem à MAR, em média por ano, oferecendo grande perigo à navegação, para navios de pequeno porte, barcos e veleiros? 15.000 !!!

3 - Recorde de singradura batido, se não me engano, 5* vezes consecutivas, em apenas 48 horas. Jean-Pierre Dick tornou-se seu mais novo dententor.

4 - Recorde de singradura Les Sables d'Olonne-Cabo da Boa Esperança quase que simultaneamente batido por
três super-marujos-solitários: Armel Le Cléac'h, Jean-Pierre Dick e François Gabart.

* a confirmar, pois que alguns jornais noticiaram apenas 3 quebras de recorde




O tópico nº 2 me angustia amigos... Porque? Porque se o número de objetos grandes e pesados, flutuando nos oceanos aumentar muito, a navegação de pequenos veleiros (20 a 60 pés)  tornar-se-á inviável. Não sei se vocês se lembram, mas em março do corrente ano eu publiquei o seguinte texto neste nosso oceânico blog:


"Pesquisando na net o naufrágio do casal francês Danilla e Henri Baudou ocorrido em 8/03/2012, a 35 milhas de Fernando de Noronha, para redigir meu post "Malditos sejam todos os cargueiros que deixam containers cair na MAR", descobri que haviam ocorrido mais dois naufrágios de veleiros franceses na mesma
região. Um em 2009 e outro em 2010. Confiram comigo.


18 de março de 2010 - Naufrágio do veleiro, cujo nome ignoro e a bordo do qual navegavam Michelle Bachellerre, Bernardette Bottacin e Loice Bachellerre no Atol da Rocas.

17 janvier 2009  - Naufrágio do veleiro "Marie Galante" de propriedade de Jean-Claude Thébaut et Laurence Berthelot a 240 milhas ao norte de Fortaleza.

O que mais me preocupa é que o primeiro e o terceiro tiveram como causa o choque contra objetos flutuantes não identificados, que são invisíveis a olho nu e impossíveis de detetar pelo mais sofisticado dos radares.

Fernando Costa





CURIOSIDADE 1 – Barco à vela atinge os 65,45 nós!

O quê!!! Um veleiro atingiu a impensável velocidade de 65,45 nós?!!!
- Qual o nome desse torpedo alado?
- Vestas Sailrocket 2.
- Já tínhamos mostrado ele aqui, neste oceânico blog, lembram-se amigos?





CURIOSIDADE 2 – Pergunta para o amigo leitor que pensa que sabe tudo sobre a história da Vendée Globe:

Quais super-marujos-solitários venceram a Vendée Globe da primeira vez que dela participaram?

1 - Bertrand de Broc, Jean Le Cam, Raphael Dinelli e Ellen MacArthur

2 - Titouan Lamazou, Christophe Auguin, Michel Desjoyeaux e Vincent Riou



CURIOSIDADE 3 - Há quatro anos atrás...

Não sei se vocês ainda se lembram, mas, há quatro anos atrás, eu escrevi o seguinte na 25ª página do meu diário do "Everest dos Mares":



"A mais famosa das parábolas contadas por Jesus é a do filho pródigo, cuja moral, suponho, é "haverá mais alegria no céu pelo resgate dum ex-pecador que se redimiu, do que pela chegada de um justo que sempre foi justo. 
Com base nessa parábola, podemos dizer que mais alegria haverá no coração do velejador, que durante uma regata de volta ao mundo como a Vendée Globe, sofre uma grave avaria, logo no início da competição, regressa ao cais de origem, repara, volta à prova e numa desabalada corrida de recuperação reconquista uma a uma todas as posições que havia perdido.
Não sei se vocês estão ligados, mas temos três velejadores vivendo esta empolgante circunstância."







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...