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quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Segunda vítima das traineiras portuguesas... :( - Diário da Vendée Globe - 5º dia - 15/11/2012




Louis Burton, o mais jovem dos super-marujos-solitários que participam da atual edição da Vendée Globe, teve seu veleiro abalroado ontem à noite por uma traineira portuguesa - Sables d'Olonne, França -  foto de Fernando Costa




« Il y a souvent plus de choses naufragées au fond d'une âme qu'au fond de la MER. »
de Victor Hugo 


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"Si j'étais le directeur de cette incroyable et fantastique course, et que j'avais carte blanche, j'ajouterai un article au réglement.
- Lequel?
- Celui-ci:
- Les participants au Vendée Globe doivent naviguer doucement tout au long de la côte de Sables d'Olonne (en allant et revenant sans cesse) pendant dix jours, avant le départ officiel de la course. Je sais, je sais, que ce sage règlement ferait bondir les sponsors, mais je parie avec vous qu'il permettrait d'éviter la quasi totalité des accidents qui surviennent en début de course et ultérieurement aussi."


Fernando Costa

.................

Extrait de ce post traduit par 
la journaliste et romancière suisse Barbara Fournier.




Muito bom dia amigas e amigos leitores. Por acaso algum de vocês está se sentindo oprimido neste exato momento? Se sim tenho uma boa notícia a lhes dar. Existem três imensos campos de liberdade à nossa disposição nesta vida. A divina MAR é o terceiro maior. O cosmos finito, o segundo e o PENSAMENTO o maior de todos. Sim, sim, se ainda não lhes disseram vocês podem pensar o que desejarem, onde e quando bem desejarem e
ninguém tem nada a ver com isso. Sim, sim, o pensamento é, sempre foi e sempre será livre, amigas e amigos deste oceânico blog. A divina MAR tem limites, o universo que já foi infinito, agora tem limites, mas o pensamento não. O pensamento é realmente livre, porque ilimitado. Felizes? Eu mais ainda, que vocês. :) 



A propósito, estou pensando, agora mesmo, que todos os acidentes que já aconteceram e que ainda acontecerão com os super-marujos da Vendée Globe até o dia 20 de novembro, devem-se e dever-se-ão à desobediência ao "Paradoxo nº 1 de mestre Slocum, sobre o qual já lhes falei. Partir pra MAR, antes de ter passado ao menos uma semana na MAR é muito perigoso. Mestre Slocum disse sete dias eu, por precaução, digo dez. Mínimo de dez, sendo que o ideal seriam quinze dias. Porque? Porque a vida a bordo de um veleiro, navegando na MAR, é melhor, muito melhor que a vida de quem vive na casa terrena, mais confortável do planeta, mas requer uma adaptação. 






Todas as vezes que eu parti pra MAR, sem passar por um período de marinização, sofri acidentes, que nem sempre foram graves, mas que poderiam te-lo sido. Portanto o que eu penso e ninguém pode impedir-me de pensar é que...

Se o open 60 "Safran" de Marc Guillemot se acidentou, foi porque o paradoxo nº 1 de Slocum foi ignorado.
Se o veleiro "Groupe Bel" de Kito de Pavant se acidentou, foi porque o paradoxo nº 1 de Slocum foi desconsiderado.
Se o open 60 "Bureau Vallée" de Louis Burton se acidentou, foi porque o paradoxo nº 1 de Slocum foi negligenciado.
Se o veleiro "Acciona" de Javier Sanso se acidentou, foi porque o paradoxo nº 1 de Slocum foi desrespeitado.

Se eu fosse o diretor desta regata, com minha carta branca na mão, acrescentaria um artigo extra às suas regras. 
- Qual?
- Este aqui:
- Os participantes da Vendée Globe deverão passar os dez dias que antecedem a partida pra regata, navegando "pra baixo e pra cima" diante da cidade de Sables d'Olonne. Eu sei, eu sei, que os patrocinadores pulariam alto diante deste sábio artigo, mas aposto com vocês que os acidentes seriam reduzidos a zero ou quase zero, durante os primeiros dias da regata e nos subsequentes idem. Isso para o bem dos velejadores, dos seus familiares, dos patrocinadores e do público em geral. Porque? Porque muito acidente que acontece no segundo, no terceiro mês da regata deve-se aos esforços exagerados sofridos por todos os veleiros, nos primeiros dez dias de regata, período em que os velejadores estão se readaptando aos seus veleiros, ainda sem reflexos e também cansados, coitados, muito cansados de uma agenda excessivamente cheia de eventos alheios à regata e por isso cometem muitos erros. Viram como pensar é o nec plus ultra da liberdade, amigos leitores? Pensei, pensei, escrevi o que penso e ninguém pôde me impedir. :) 

Enquanto isso o benjamim da frota da Vendée Globe, Louis Burton vem voltando a toda veloc pra Sables d'Olonne, de onde deverá re-partir, com seu veleiro todo recauchutado até às 13 h 02, do dia 20 de novembro de 2012. 

Enquanto isso Javier Sanso busca desesperado um abrigo, uma enseada tranquila, uma baía abrigada, a sombra de uma ilha, um grande navio mercante fundeado, pra poder consertar um dos "carrinhos" da sua vela grande que quebrou. 

Enquanto isso o novato François Gabart continua liderando a regata mais cascuda do planeta.








CURIOSIDADE 1 –  Gilliatt de “Os Trabalhadores do Mar” de Victor Hugo

Ando perguntando a todas as pessoas que encontro no meu caminho, qual é o super-marujo que disputa a atual edição da regata Vendée Globe, que mais se parece com o Gilliatt de OS TRABALHADORES DO MAR, de Victor Hugo. Participe da minha pesquisa, amigo leitor, envie-me um mail com a resposta para fernandocosta2002@yahoo.fr  ou deixe um comentário em qualquer dos posts deste oceânico blog.



CURIOSIDADE 2 - Dica para o amigo leitor em visita a Sables d'Olonne


A prefeitura da cidade inaugurou ontem um confortável centro de informações multimídia sobre a Vendée Globe. É lá, digo, aqui, que passei a "morar"... : Muito bom! Muito bom é pouco. Excelente! :)




CURIOSIDADE 3

Não sei se vocês ainda se lembram, mas há quatro anos atrás, eu escrevi assim no meu antigo diário da Vendée Globe:


"Toda vez, amigos, que tomo conhecimento que um veleiro sofreu um grave acidente em pleno mar, penso fatalmente no sábio e famoso discurso de Velho do Restelo, que começa nestres belos termos:

—"Ó glória de mandar! Ó vã cobiça

Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!

Luís de Camões


A impiedosa Netuna ceifou o mastro de mais um, o do belo peixe-voador "DCNS" do simpático Marc Thiercelin.

Quarto abandono da atual Vendée Globe, após Kito "Groupe Bel" de Pavant, Yannick "Aquarelle" Bestaven e Alex "Hugo Boss" Thomson. Lamentável."




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