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quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Paradoxo nº 1 de mestre Slocum - Diário da Vendée Globe - 4º dia - 14/11/2012









O jovem debutante François Gabart , aluno dedicado de mestre Desjoyeaux, continua a liderar a regata. Já tem gente dizendo que ele é a grande revelação desta 7ª Vendée Globe. Eu prefiro esperar ele confirmar o serviço, mas que sua performance é surpreendente, ninguém pode negar. Debutar nas cabeças é coisa de gênio. - Sables d'Olonne, França -  foto de Fernando Costa




« Qui aime la jeunesse, aime la MER. »

 Tennessee Williams 



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"La "sardine" ( Pourquoi "sardine" ? Parce que Vincent Riou c'est un "requin" et Jean-Pierre Dick un "gros poisson". Compris ? :)) débutante François Gabart continue de mener la course avec Bernard Stamm, à ses trousses. Des palmes, il les mérite. Il doit même être un vrai descendant de Danton, oui, oui, car il a dit "Audace, de l'audace, encore plus d'audace et la France sera sauvée." Quoi qu'il en soit, jouer dès le départ dans la cour des grands n'est pas à la portée de n’importe qui. Mais rappelez-vous, derrière Gabart se tient accroupi maître Michel Desjoyeaux, le roi du Vendée Globe, le seul qui a eu le privilège d'imprimer ses mains et ses pieds sur la belle Promenade de la célébrité, ici aux Sables d'Olonne, que j’ai photographiés aujourd'hui même pour vous les montrer un autre jour."


Fernando Costa

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Extrait de ce post traduit par 
la journaliste et romancière suisse Barbara Fournier.





Os acidentes sofridos por Marc Guillemot, Kito de Pavant e Louis Burton nesses quatro primeiros dias de regata, fizeram-me pensar uma vez mais no meu paradoxo nº 1, que na verdade não é meu, mas de mestre Joshua Slocum. "Um marujo só deveria partir pra MAR após passar uma
semana inteira navegando na MAR." 




Entenderam o que eu quis dizer? Antes de "largar por aí fora, pelas ondas, pelo perigo, pela MAR.
Antes de ir para Longe, para Fora, para a Distância Abstracta", todos nós, marujos solitários, deveríamos passar uma semana na MAR, navegando dentro de uma grande enseada, como recomendou e fez mestre Slocum (em Paranaguá), caso contrário o desastre é certo ou quase certo. Porque isso? Porque um marujo (principalmente se navegando em solitário) só consegue entrar em sintonia com a MAR e com seu veleiro, sete dias depois de começar a navegar. Digo sete, mas podem ser dez, doze, quinze, cada marujo tem seu tempo de adaptação. Detalhe, quanto mais sofisticado for seu veleiro, maior será seu "tempo de infância" a bordo.



Lembro-me de ter ouvido vários skippers da Vendée Globe reclamando da agenda muito cheia, pouco antes da partida para a regata.



Do ponto de vista do patrocinador, pergunto-lhes, amigas e amigos leitores, o que é menos desejável? Não contar com o velejador patrocinado durante a semana que antecede a partida pra regata ou perder um veleiro que custou zilhões de euros + todos os zilhões de euros que a presença dele até o fim da regata poderia vir a render? 

´´´´´´´´´´

Enquanto isso a "sardinha" debutante François Gabart continua a liderar a regata com Bernard Stamm na esteira.  Palmas pra ele, que ele merece. Vem provando que é um verdadeiro descendente de Danton, sim, sim aquele mesmo que disse "Audácia, mais audácia, ainda mais audácia e a França estará salva." Seja como for debutar na liderança não é pra todo mundo não. Mas lembrem-se, que agachado por trás de Gabart está ninguém menos que Michel Desjoyeaux, o rei da Vendée Globe, o único que teve o privilégio de imprimir mãos e pés na bela calçada da fama, aqui de Sables d'Olonne, que fotografei hoje mesmo, pra mostrar pra vocês, no dia mais bonito, que já rolou neste hemisfério, desde que o humildade canoeiro aqui, aqui chegou, há doze dias atrás. Peguntei à minha amiga Agnes que parte do corpo mestre Desjoyeaux imprimirá na calçada da fama, se ganhar a Vendée Globe pela terceira vez em 2016 e ela respondeu-me sem pestanajar: 
- A bunda. :)
O jovem Louis Burton, segunda vítima das traineiras portuguesas, está voltando a toda veloc pra Sables d'Olonne, apesar das avarias múltiplas sofridas pelo seu "Bureau Vallée" com a intenção de reparar o barco e re-partir antes do dia 20 de novembro (prazo limite, segundo as regras da regata). Bon courage Louis! :)



CURIOSIDADE 1 - Projeto WARE


Enquanto houver vida, há esperança. E enquanto houver crianças também, pois que as crianças são embaixadoras da Divindade na Terra... Vejam amigos leitores que belo, oportuno e importante projeto de proteção ao meio-ambiente cinco escolas europeias, uma delas francesa de Sables d’Olonne criaram.  O nome do projeto é WARE e seu principal instrumento de sensibilização endereçado  às pessoas do mundo inteiro, através dos super-marujos participantes da Vendée Globe é uma carta que começa nos seguintes termos:
- Nós queremos...
- Proteger cada gota d’água do planeta Terra, porque a água é sinônimo de vida.
- Manter a MAR limpa e isenta de qualquer tipo de poluição.
- Viver em harmonia com o mundo marítimo.
- Salvar as baleias e os peixes da extinção... 
Num futuro post publicarei esta emocionante carta na íntegra. 


CURIOSIDADE 2 - Metade abandona



- Por acaso o amigo leitor sabe me dizer qual é a média de abandono por edição de Vendée Globe?
- 10%?
- Não, mais!
- 30%?
- Mais!
40%
- Bem mais!
50%?
Sim, sim, a impiedosa estatística reza que metade dos participantes do “Everest dos Mares” jamais retorna a Sables d’Olonne navegando.  Fica pelo meio do caminho, por uma razão qualquer. Pena?



CURIOSIDADE 3 - Presentinho de Natal

Não sei se vocês ainda se lembram, mas há quatro anos atrás, eu escrevi assim no meu antigo diário da Vendée Globe: "A mar amigos... Querem saber o que a divina mar é? Uma grande mestra de humildade. Vejam bem que tremenda lição. Dois, entre trinta marujos experientes, partiram ambos confiantes de Sables d'Olonne no domingo. Ovacionados por uma entusiástica multidão, receberam aplausos, beijos, abraços e apertos de mão. 

- Não esqueça de abrir o presentinho de Natal que escondi pra vc... 


- Onde linda?


- Em algum lugar dentro do seu bólido alado.


- Obrigado por tudo amor. Adeus crianças! 


- Adeus e boa sorte!


Partiram todos dois com a pretensão de dar uma volta ao planeta Terra em solitário, sem escalas, sem assistência e passando pelos temíveis cabos Boa Esperança, Leewin e Horn. Isso depois de sonhar, planejar, correr atrás de patrocinio e treinar duro durante quatro anos. Na primeira esquina a temperamental MAR, pimba! deu com o caríssimo mastro dos dois na água e c'est fini!"




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