100º dia
vendée globe
Marquês de Sapucaí aquática
- Vocês sabiam que antes do Roland Jourdain ( 700 milhas ) e o Marc Guillemot ( 1.000 milhas ) o velejador que havia percorrido a maior distância, a bordo de um open 60 sem bulbo de quilha, foi o Mike Golding ( 50 milhas ) ao final da edição anterior da Vendée Globe em 2005, considerado na época um
verdadeiro herói por semelhante proeza? Vocês sabiam?
Salve amigas e amigos velejadores!
TRILHA SONORA DA MENSAGEM
http://www.youtube. com/watch? v=bqaYWjTx2Kc&feature=related
NOVIDADES SOBRE A VENDÉE GLOBE
>>>Marc Guillemot, um dos maiores guerreiros desta Vendée Globe, amigos, cruzou hoje a linha de chegada da mais dura de todas as regatas, às 2 h 21 mins 36 segs e a apenas 80 minutos da expiração do tempo de vantagem de 50 horas que possuía sobre a Samantha Davies, conquistando galhardamente o terceiro lugar no pódio, que enfim esta completo:
1º lugar – Michel Desjoyeaux
2º lugar – Armel Le Cléac’h
3º lugar – Marc Guillemot
3º lugar ( hors concours ) – Vincent Riou
Teria nada menos que dez razões importantes para incensar o grande Marc Guillemot, mas limitar-me-ei a 3 por amor à brevidade.
- Ele prestou voluntariamente e da melhor forma possível apoio psicológico ao Yann Eliès, quando este fraturou o fêmur, em pleno oceano Índico a bordo do “Generali”.
- Ele foi capaz de conduzir um open 60 desprovido de bulbo de quilha ao longo de 1. 000 longas milhas náuticas.
- Ele convidou vários companheiros participantes desta atual Vendée Globe, que foram obrigados a abandonar, para desfilar a seu lado, a bordo do seu combalido “Safran”, ao longo dos 1.500 metros da “marquês de Sapucaí aquática” de Sables d’Olonne. ( Que eu saiba ninguém jamais havia realizado ato de tão subido cavalheirismo. )
>>>>Brian Thomson foi o quinto a chegar a Sables d’OLonne às 08 h 31 ( TU ) de hoje, poucas horas após Marc Guillemot e surpreendeu a platéia com um substancial, humilde e longo discurso durante a entrevista coletiva, ele que foi econômico nas suas declarações à imprensa durante a regata.
>>>>> Dee Cafari cruzou a linha de chegada da 6ª edição da Vendée Globe, em sexta posição, às 13 h 12 ( TU ) de hoje, tornando-se a primeira mulher a ter completado duas voltas ao mundo em solitário nos dois sentidos. De leste para oeste e de oeste pra leste. Detalhe curioso, Marc Guillemot, Brian Thomson e Dee Cafari chegaram a Sables d’Olonne num intervalo de 12 horas. Nunca tantos completaram esta hercúlea prova em tão pequeno intervalo de tempo.
CURIOSIDADES SOBRE A VENDÉE GLOBE
- Vocês sabiam que antes do Roland Jourdain ( 700 milhas ) e o Marc Guillemot ( 1.000 milhas ) o participante que havia percorrido a maior distância a bordo de um open 60 sem bulbo de quilha, foi o Mike Golding ( 50 milhas ) ao final da edição anterior da regata, considerado na época um verdadeiro herói por semelhante proeza? Vocês sabiam? O que não consigo entender é como foi que o Marc Guillemot conseguiu velejar tão rápido sem bulbo de quilha, com os tanques de lastro cheios de água salgada e a área vélica reduzida quanto o Brian Thomson, com tudo em cima, tanques de lastro vazios e bulbo no lugar. Algum “entendido” poderia me explicar essa mágica? Silêncio? Nenhum? É sempre assim. Na hora que somos assaltados pelas maiores dúvidas os “entendidos” viram gás. Alô! Tem algum “entendido” aí? Não falei?
ESCOLA PARA VELEJADORES SOLITÁRIOS DA VENDÉE GLOBE:
Lição nº 10 – RESERVA DE ENERGIA VITAL – Quando em viagem a bordo de um veleiro, cruzando a divina mar em qualquer sentido, todo velejador deveria manter-se o mais bem alimentado e bem dormido que de costume em terra, pois que nunca se sabe quando a mar exigirá dele um grande esforço físico e mental extra. Durante uma tempestade por exemplo. Dito de outra forma, marujo enfraquecido por falta de alimentação ou sono é vítima potencial de desastre na mar.
Samantha Davies, a namoradinha da Vendée Globe, foi modelo de observância deste princípio básico durante a atual edição da Vendée Globe e com certeza graças a ele realizou uma performance tão surpreendente para uma debutante: 4º lugar.
LIÇÕES ANTERIORES
Lição nº 9 – O ÊXITO NA MAR É GARANTIDO EM TERRA - 80% do sucesso numa regata ou êxito numa viagem marítima qualquer se garante em terra. Lição de mestre Desjoyeaux pra nós brasileiros, especialistas em inaugurações e maiores reprovados em planejamento, manutenção e prevenção.
Lição nº 8 - SIMPATIA GRANDE FONTE DE ENERGIA – O velejador solitário deve ser simpático. Primeiro porque a simpatia é uma fonte inesgotável de energia. Segundo porque velejando em solitário, a gente acaba precisando mais cedo ou mais tarde da ajuda de terceiros e as pessoas ajudam mais facilmente um necessitado simpático que outro antipático.
Lição nº 7 – SALVAR SEM PERDER-SE - Quando for salvar das águas um ser humano em perigo na mar, cuidado para não avariar seu próprio barco, do qual você e ele necessitarão para chegar ao porto mais próximo.
FANTASIAS SOBRE A VENDÉE GLOBE:
Fantasia nº 2 - Entre um bom pedaço de texto e uma bela imagem, amigos, como dizem os franceses, “mon coeur balance.” Mas sabem o que eu adoraria ter à minha disposição, após o final desta edição da Vendée Globe? Todas as fotografias feitas ao longo desta incrível, fantástica, extraordinária aventura humana travestida de regata oceânica, digna das páginas das MIL E UMA NOITES. Pra quê? Pra criar, especialmente pra vocês, que gostam de me ler, um DVD composto só de imagens editadas com música clássica, à semelhança do que fiz com minhas nuvens em “PESCADOR DE NUVENS”. Creio que gosto mais dos fotoclips que dos videoclips e vocês?
EXTRATO DE “AS MIL E UMA NOITES”
na tradução de Mamede Mustafa Jarouche. Estória: “O terceiro dervixe.”
“Nós nos perdemos na mar, meu senhor, desde o dia que os ventos nos atingiram. Agora já não podemos mais....”
Bons ventos amigos e amigas velejadoras
Fernando “Estrela d’Alva” Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.