97º dia
vendée globe
“a Estória de Urubardo”
Vocês sabiam que a inglesa Dee Cafari, do “Aviva”, que continua a navegar com a mais arruinada vela grande que se tem notícia, poderá ser em breve, a única mulher a ter completado duas voltas ao mundo em solitário, a bordo de um barco à vela. Uma de oeste para leste e outra de leste para oeste. Vocês sabiam?
Salve amigas e amigos velejadores!
Trilha sonora desta mensagem:
http://www.youtube. com/watch? v=ChtL5yUuSVY&feature=related
De presente pra você sensível leitora, minha cena favorita, do melhor filme feito sobre o Holocausto dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Tiro meu chapelão de palha pro Roman Polanski. Antes do Michel Desjoyeaux, eis mais um que atingiu o apogeu da sua arte em “ O pianista”. E o grande Chopin? O que dizer do grande Chopin autor desta divina balada?
NOVIDADES SOBRE A VENDÉE GLOBE
>>>Presa numa bolha anticiclônica que estacionou sobre o golfo Gasconha, a inglesa campeã mundial de simpatia, Samantha Davies avançou menos com bulbo, do que o Marc Guillemot sem bulbo durante as últimas 24 horas, mas está com sua
chegada garantida a Sables d’Olonne para amanhã de manhã, que promete ser uma verdadeira apoteose, em função do imenso número de fans que ela conseguiu conquistar ao longo da regata.
>>>>Marc Guillemot declara que sua prioridade é chegar a Sables d’Olonne e não reconquistar o terceiro lugar na regata e segue velejando em cima do fio da navalha e criando o primeiro verdadeiro suspense deste final de Vendée Globe.
>>>>>Brian Thomson e Dee Cafari prometem chegar a Sables d’Olonne pouco antes ou pouco depois que Marc Guillemot.
CURIOSIDADES SOBRE A VENDÉE GLOBE
- Vocês sabiam que a inglesa Dee Cafari do “Aviva” que continua a navegar com a mais fo... perdão, com a mais arruinada vela grande que se tem notícia, poderá ser em breve, a única mulher a ter completado duas voltas ao mundo em solitário, a bordo de um barco à vela. Uma de oeste para leste e outra de leste para oeste. Vocês sabiam?
ESCOLA PARA VELEJADORES SOLITÁRIOS DA VENDÉE GLOBE:
Lição nº 7 – SALVAR SEM PEDER-SE - Quando for salvar das águas um ser humano em perigo na mar, cuidado para não avariar seu próprio barco, do qual você e ele necessitarão para chegar ao porto mais próximo. Esta lição aparentemente óbvia, nos vem do triste acidente sofrido pelo Vincent Riou, que poderia ser o segundo colocado desta edição da Vendée Globe e no entanto perdeu o mastro do seu “PRB”, após ter salvo o Jean Le Cam capotado nas proximidades do cabo Horn. Conversando o outro dia com o professor Aurélio Mulin, autor da “Estória de Urubardo”, o velejador poeta, ventilamos pelo menos duas opções mais sábias, do que a que o Vicent Riou lançou mão para resgatar o Jean Le Cam. E você amigo e experiente leitor, teria feito o que de diferente e mais eficaz no lugar do Vincent Riou, para salvar o Jean Le Cam, sem perder o mastro do “PRB”, hein? Diga lá pra enriquecer nossa experiência comum, que foi com este intuito que foram criados os fóruns de debate. Enriquecer a experiência comum da humanidade. Tá ligado?
LIÇÕES ANTERIORES
Lição nº 6 – EQUILÍBRIO DO VELEIRO - Manter sempre o barco bem aprumado deve ser uma preocupação de todos as horas, minutos e segundos do velejador, seja à custa de quilha basculante, tanques de lastro, deslocamento de lugar da carga a bordo, sacos de areia, pedras, sacos d’água, o diabo.
Lição N° 5 – TEMPESTADE NA MAR - Um velejador só deveria enfrentar uma tempestade na mar, após, no mínimo, uma semana de mar e só deveria partir pra mar, após uma semana na mar.
Lição nº 4 – COMIDA A BORDO NUNCA É DEMAIS - Quando partir pra navegar na divina mar melhor pecar por excesso, do que por falta, no quesito alimentação. O combustível do veleiro é comida pro velejador.
Lição nº 3 – SOCORRO PSICOLÓGICO– Quando você não puder ajudar efetivamente um companheiro em perigo na mar, faça-lhe companhia virtual através de um meio de comunicação qualquer.
Lição n° 2 – VELEIRO TODO CONVERSÍVEL -Todas as peças de um barco à vela deveriam ter no mínimo duas funções.
Lição nº 1 – NUNCA SE LAMENTE DA SORTE - Quando você sofrer um revés na mar e sobreviver, jamais se lamente da sorte.
Vai mais um extrato do mais curioso livro escrito até o presente no planeta Terra amiga leitora ? Qual? O das MIL E UMA NOITES claro! Da estória “A primeira jovem, a dona da casa”, na tradução de Mamede Mustafa Jarouche.
“A embarcação se perdeu e navegou ao léu até que Deus nos lançou aqui e me fez conhecer a sua juventude.”
Bons ventos amigos e amigas velejadoras e até amanhã se deus, existindo, quiser.
Fernando “Estrela d’Alva” Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.