Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 5 de maio de 2012

(20/12/2008) - Abandonado em alta MAR - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 41




 


41 ° dia 

Vendée Globe

abandonado em alta mar

"Generali" foi abandonado em plena oceana, com velas içadas, mas rizadas e dirige-se sozinho rumo ao norte guiado pelo seu piloto automático.

Bom dia amigas e amigos velejadores

 Continuando a comentar minha lista de dez tópicos favoritos da incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe falemos se me permitem do n° 4, mas antes, que tal recapitular os três primeiros?

 n° 1 – ENUNCIADO RADICAL

A Vendée Globe é uma regata de volta ao mundo em solitário, sem escalas, sem assistência e passando pelos três temíveis cabos Boa Esperança, Leewin e Horn.

n° 2 – ACLAMAÇÃO APOTEÓTICA

A retumbante aclamação digna de um herói grego, com a qual o democrático e entusiástico povo de Sables d’Olonne brinda a chegada de cada velejador que completa o longo percurso da regata VENDÉE GLOBE, ao longo do famoso canal de acesso ao porto da cidade.

n° 3 – SOLIDARIEDADE HUMANA

Os velejadores que travam entre si uma violenta batalha sem trégua, durante mais de oitenta dias pra vencer a regata Vendée Globe, transformam- se de pronto em anjos da guarda dos mais zelosos, uns dos outros, em caso de emergência. 

tópico n° 4 - MARUJOS EXCEPCIONAIS

Toda edição da Vendée Globe revela alguns marujos de exceção, que nos servem de modelo e fonte de motivação para continuarmos progredindo na arte zen de velejar. Se é verdade que todos os participantes são verdadeiros super homens ou mulheres, também é verdade que sempre há alguns que exorbitam em algum quesito importante e porisso viram heróis.

Na atual 6ª e movimentadíssima versão da regata os velejadores que mais se destacaram até o momento, na minha humilde opinião, foram os seguintes:

 INCRÍVEL!   1 - O tubarão-ogro- martelo-esfomead o-de-vitórias- francês MICHEL DESJOYEAUX, atual líder da prova e autor de uma impressionante corrida de recuperação. Esteve em último durante 40 horas, por conta de avarias sofridas pelo seu bólido alado logo, no início da regata, voltou à liderança e já disparou 75 milhas na frente do segundo.

EXTRAORDINÁRIO!   2 - O peixe-grande- francês JEAN-PIERRE DICK, atropelou um OFNI quando já estava na liderança há mais de sete dias, o que lhe danificou ambos os lemes. Em conseqüência perdeu várias posições, mas em nenhum momento pensou em abandonar a prova. Rumou para o norte evitando os ventos fortes e as ondas grandes e conseguiu com seus parcos recursos de bordo reparar seus lemes e já voltou à prova ocupando atualmente o 7° lugar.  

SURPREENDENTE !   3 - A sardinha-inglesa SAMANTHA DAVIES descolou em menos de trinta dias o título de namoradinha da Vendée Globe, por ser a mais simpática, alegre e bem humorada participante da regata, sem deixar de ser eficiente, criativa e corajosa nos momentos mais difíceis. Já estava na décima posição quando o Yann Eliès sofreu um grave acidente, fraturando o fêmur. Imediatamente após receber esta notícia iniciou uma longa corrida em direção ao barco do concorrente sinistrado:

- Farei tudo que estiver ao meu alcance para ajudar o Yann!

Curiosamente não conseguiu levar a termo sua missão humanitária ( até agora não entendi porque ). A fragata australiana "Arunta" chegou bem antes dela à posição em que se encontrava o Open 60 do Yann Eliès e o resgatou fora do seu campo visual.

EMOCIONANTE!   4 - O peixe-grande- francês Marc Guillemot, demonstrou possuir várias virtudes humanas cada vez mais raras, neste nosso mundo de Deus e do diabo idem,  durante o apoio psicológico que prestou voluntariamente e durante 48 horas ao acidentado Yann Eliès. Lucidez, sensibilidade, solidariedade e desprendimento entre outras. Perfeito em todos os momentos, em todas as suas decisões e declarações, foi alvo dos maiores elogios pelos organizadores da regata, dos jornalistas que fazem a cobertura do evento e da porta-voz da equipe "Generali", que chorou on line ao agradecê-lo. Ele próprio se emocionou várias vezes, principalmente ao ver o Yann Eliès levantar a cabeça e acenar-lhe. Segundo ele, o resgate do Yann foi mágico. Durante o tempo que alguns tripulantes da fragata australiana recolhiam o acidentado, a bordo de um bote inflável, o vento se acalmou, o sol apareceu e um bando de alegres golfinhos começou a nadar entre o navio e o veleiro.

NOTÁVEL!   5 - O peixe-grande- suiço Bernard Stamm, conseguiu a duríssimas penas e graças a uma tenacidade fora do comum, salvar seu veleiro "Cheminées Poujoulat", encalhado numa enseada da maior das ilhas Kerguelen e posteriormente embarcá-lo no navio Marion Dufresne. É claro que ele foi ajudado por um grande números de pessoas diligentes sem a ajuda das quais semelhante operação seria impossível. Mas creio que os maiores méritos são dele. Não é nada fácil após um desastre sofrido na mar, manter a lucidez e fazer a coisa certa. Acrescente-se que antes do seu veleiro ter seus lemes avariadas, Bernard Stamm realizou uma corrida de recuperação quase tão fantástica quanto a do Michel Desjoyeaux.

 
Bons ventos a todos e até amanhã se Netuna permitir



  Fernando "Estrela d'Alva" Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...