Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Francesco Schettino x Domnica Cermotan - ou quais lições tirar do naufrágio do Costa Concordia - news

Enquanto o mundo inteiro morre de curiosidade, pra saber o que é que a jovem, bela e loura bailarina russa Domnica Cemortan estava fazendo em companhia do pior navegante de todos os tempos e lugares, o italiano Francesco Schettino, no momento do naufrágio do "Costa Concordia", eu só penso nas lições a tirar desta tragédia, que poderia ter sido maior,  muito maior, mil vezes maior, se o navio tivesse naufragado num lugar mais
profundo ou se a MAR estive mais agitada no momento do acidente.
As lições são muitas e não são novas. Mas se não são novas, são eternas.
Vou comentar só três, tomem nota !

1 - Mais navios naufragam e naufragaram no raso que no profundo. 

Portanto, se você anda na MAR, amigo marujo, fuja do raso como o diabo foge da cruz.  Quem está certo é mestre Amyr Klink, que das ilhas só quer uma coisa, distância. Errados estamos eu e Francesco Schettino, que gostamos de tirar fino das pedras. Com a diferença que eu navego sozinho e ele com 4.000 vidas humanas sob sua louca irresponsabilidade.

2 - Navio grande afunda tão rapido quanto canoa pequena, quando enche d'água.

Portanto jamais pense, colega navegante, que porque seu navio é muito maior que o meu, você está mais seguro na MAR, que eu. As leis da física são válidas para o grande e o pequeno, para o pobre e para o rico, para o low e para o high tech. E é porisso que eu gosto delas. Porque as sagradas leis da física não tem preconceito, nem são racistas, como a maioria absoluta dos meta-orangotangos humanos.

3 - Seguro morreu de velho.

Ou seja, como gostava de dizer meu mui amado filósofo "Borboleta", "na dúvida abstem-te". Mais claro ainda, se tiver dúvida sôbre a profundidade de um determinado ponto na MAR, amigo navegante, passe longe, bem longe, o mais longe possível deste ponto. Ainda mais claro? Quando estiver navegando no raso, use e abuse do princípio de precaução. Se as normas de segurança rezam que é pra passar a uma milha da ilha de Giglio, na Itália, passe a dois, passe a cinco, passe a dez quilômetros da ilha de Giglio . Você não terá nada a perder passando longe do perigo. Seus detratores falarão mal de você, nas suas costas. Dirão que você é medroso. Mas desde quando intriga de detrator afunda navio ? O que afunda navio e embarcação é rasgar o costado abaixo da linha de flutuação de encontro à aresta viva de uma pedra de granito.

Uma coisa lhes digo, se em vez de estar em companhia de Domnica Cermotan, o infeliz Francesco Schettino estivesse junto da também loura Laura Dekker, o Costa Concordia, jamais teria afundado. Porque ? Porque a minha querida Laura Dekker está sempre ligada em todos os perigos da MAR ao mesmo tempo. E é porisso que enquanto o desastrado Francesco Schettino naufragou duas horas após largar do porto, Laura Dekker está de volta, (chega este fim de semana), ao porto de partida (St. Maarten), após navegar (em solitário) um ano e percorrer 27.000 milhas em volta do planeta Terra, que deveria chamar-se Água, com seu inseparável veleiro "Guppy" são e salvo. Conclusão Laura Dekker aos 16 anos navega mil vezes melhor que Francesco Schettino aos 52. Quem foi que disse que os mais novos devem se mirar nos mais velhos? Eu ? Eu não,amigo leitor. Eu sempre disse o contrário, do que dizem os burocratas holandeses que não largam do pé de Laura "A Verdadeira Alice no País das Maravilhas" Dekker. É, creio que serei obrigado a queimar a bandeira de mais dois países. :(


Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...