Roland "Veolia" Environnent Jourdain surfando grandes ondas na comissão de frente da atual Vendée Globe.
http://www.vendeeglobe.org/fr/
urgente! urgente! urgente!
A meteorologia anuncia que um violento pé de vento varrerá a cauda da flotilha da Vendée Globe nas próximas 48 horas. Oremos fervorosamente à deusa Netuna, para que todos os ousados marujos colhidos na MAR, por esse
mini-furacão sobrevivam são e salvos.........................
Salve caríssimas irmãs e irmãos velejadores!
Aqui quem lhes fala é o "maluco da canoa alada".
Ué? Não gostaram de ser chamados de irmãos por mim não?
Porque?
Porque o barco a vela de vocês é mais caro que o meu?
Ou porque o veleiro de vocês é mais rápido que o meu?
Porque o barco à vela de vocês é mais sofisticado que o meu?
Ou porque o veleiro de vocês é maior que o meu?
Porque o barco à vela de vocês é mais novo que o meu?
Ou porque o veleiro de vocês orça mais que o meu?
Ora ora amigas e amigos, quando é que vão entender que somos todos irmãos, sobre a superfície abaulada, deste belo planeta Terra, que não cessamos de destruir, transviados por nossa louca presunção, recheada de preconceitos e vontade exibicionista de potência?
Pois saibam que somos todos feitos de terra e portanto irmãos: eu, vocês, o coelho, a tartaruga, a raposa, as uvas verdes, o lobo, o carneirinho, a formiga, a cigarra, o Marquinhos Mendes, o Alair Correa, o Barak Obama, o Bin Laden, a bela e majestosa "Atrevida" + pequenina e humilde "Estrela d'Alva".
Todos feitos de terra, todos filhos da Terra, ouviram?
Sim ou não aqui vão 5 flash infos quentinhas + 5 requentadas traduzidas livremente e comentadas mais livremente ainda por mim, especialmente pra vocês meus irmãos e irmãs velejadoras. Estão servidos? Bom apetite!
flash infos quentinhas
1 - "Somos um bando de loucos furiosos!"
Concluiu espantado o "cação agressivo" Jean "VM Matériaux" após constatar que seu bólido alado atingiu os incríveis 27 nós de velocidade, ao final de uma violenta surfada.
A velocidade na mar é delirante, não? Mais que em terra. Mais que no ar. Mais que no espaço sideral, sei lá... Sei lá não sei... Sei lá não sei. Sei lá não sei não. A mangueira é tão grande que não cabe explicação.
( 5° lugar )
2 - "Entramos num mundo novo"
Observa o peixinho Armel "Brit Air" Le Cléac’h diante das palpáveis diferenças entre a mar das altas e das baixas latitudes...
Espero que tenham contado pra ele que acima dos quarenta não existem leis e que acima dos 50 não existe Deus.
( 8° lugar )
3 - "Eu tinha me esquecido até que ponto o barulho é infernal".
Comenta o "cação-gressivo" Roland "Veolia Environnement" Jourdain, lamentando-se da dificuldade que o navegante tem de encontrar o sono nas altas latitudes. Cuidado amigo, que o sono... o sono é... o sono é o prelúdio da morte.
( 7° lugar )
4 - "Parabéns aos organizadores da regata."
O "cação agressivo" Vincent "PRB" Riou felicita a organização da regata por ter adotado os "ice gates", após quase ter quebrado o pé, por ocasião de uma violenta atravessada do seu bólido alado.
( 6° lugar )
5 - "As lulas começaram a aterrissar sobre o convés."
Regozija-se o peixe-grande Bernard "Cheminée Poujoulat" Stamm, salivando diante da novidade, após trabalhar duro na re-laminação do seu gurupés de carbono, que sofreu uma segunda avaria. Meu fruto do mar favorito, amigos, é a divina lula e o de vocês? Se também o for, posso enviar-lhe dez receitas, cada qual mais deliciosa que a outra. Afim?
( 16° lugar )
flash infos requentadas
6 - "É a primeira vez ao final de um ano que não me sinto cansado."
Constatou o "peixinho" Steve "Toe in the Water" White ao acordar ontem às 7 h da matina. Fico imaginando o esforço sobre-humano que esses velejadores vendéeglobianos precisam fazer pra planejar, captar patrocínio e por fim reauizar tamanha aventura...
( 18° lugar )
7 - "Ele teve de se desdobrar pra me ultrapassar."
Comenta o "peixinho" Norbert "Nauticsport- Kapsch" Sedlacek
ao verificar que havia sido ultrapassado pelo jovem Jean-Baptiste "Maisonnveuve" Dejeanty. Conclusão. Nosso primeiro Open 60 brasileiro já não é mais o lanterninha da regata. Alegrai-vos irmãs e irmãos nacionalistas!
( 25° lugar )
8 - "É, começou a fazer frio de verdade."
Constatou todo encharcado, o grande "tubarão branco" inglês Mike "Ecover" Goldind logo após ter levado um tremendo caldo, de uma vaga, das grandes.
( 9° lugar )
9 - "Olhei pra ré e vi um enorme animal cinza esverdeado se contorcendo em dores."
Reportou o "peixinho" Jonny "Artemis" Malbon que teve uma das bolinas do seu bólido alado quebrada ao chocar-se com uma suposta baleia. Fato raro em alto mar, também ocorrido com nosso glorioso "Brasil 1" por ocasião da edição anterior da VOR.
( 19° lugar )
10 - "Estou sentindo menos dor e o inchaço se reduziu".
Reportou a bela sardinha Dee "Aviva" Cafari referindo-se ao seu precioso joelho, não sei se esquerdo ou direito, que andava bastante infeccionado. Chamo a atenção dos amigos velejadores que até o presente, apenas 87% dos homens continuam na regata, contra 100% das mulheres. Estão ligados? Isto numa regata de volta ao mundo, em solitário, sem escalas e sem assistência. Quando eu digo que o futuro da vela é mulher...
Satisfeita amiga leitora? Ou vai um chorinho? Então pega lá!
última flash info
11 - "Normalmente acima dos 12 nós a quilha começa a vibrar produzindo um ruído grave... Isso é normal, mas ontem eu ouvi um barulho novo. mais agudo..."
Comentava agora mesmo o peixinho Rich "Great Avmerican III" Wilson. Depois de ter apurado os ouvidos, mergulhado no fosso da quilha basculante, nosso amigo Rich nada encontrou como causa do barulho, que acabou desaparecendo. .. Essas estórias de barulhos misteriosos que nos fazem pensar em mil possibilidades sinistras e quase arrancar os derradeiros fios de cabelo, creio eu, jamais terá fim a bordo de um veleiro.
http://www.vendeegl obe.org/fr/
Enquanto isso, eu, pequenino xaréu da Costa do Sol dei uma das melhores velejadas da minha vida ontem, a bordo da minha inseparável "Estrela d'Alva". Navegamos ao sabor de uma brisa amiga, como diz Joshua "Spray" Slocum, entre a praia do Canto em Búzios e o Canal de Itajuru/Passagem em Cabo Frio.
Céu, sol, nuvens, mar... tudo belo... tudo perfeito... Tangenciei algumas ilhas do meu arquipélago fetiche e antes de cruzar o través do forte de São Mateus, ainda me dei ao luxo de circunavegar a ilha dos Papagaios. Vim pensando nas boas lembranças da charmosa 3ª Regata de Veleiros Clássicos de Búzios e o tempo voou...
Até mais tarde e bons ventos irmãs e irmãs velejadores
Fernando "Estrela d'Alva" Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.